Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018 | Horário: 20:02

Prefeitura libera trechos da pista expressa da Marginal Pinheiros e anuncia intervenções para melhorar fluidez no trânsito

Medidas começaram a ser implantadas e estão previstas para serem executadas nos próximos 20 dias

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciaram, nesta segunda-feira (19), a liberação parcial à circulação de veículos em dois trechos da pista expressa da Marginal Pinheiros sentido Interlagos/Castelo Branco, além de um pacote de intervenções para melhorar a fluidez da via. Desde o último dia 15, a Marginal Pinheiros teve 20 km da pista expressa interditados, desde a Ponte Transamérica até a Ponte do Jaguaré, devido ao viaduto que passa sobre a via férrea da CPTM ter cedido aproximadamente 2 metros.

A CET já liberou dois trechos de aproximadamente 10 km da pista expressa:

O primeiro trecho, de cerca de aproximadamente 5 km de extensão, abrange a saída da Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) para a Av. Nações Unidas, pista expressa, sentido Interlagos/Castelo Branco, até antes da transposição (passagem de uma pista à outra) da pista expressa/local após a Ponte Eusébio Matoso.

Já o segundo trecho com aproximadamente 5 km vai da Ponte João Dias até o acesso da pista expressa à local sob a Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada).

As intervenções já começaram a ser feitas para ampliar os acessos da pista expressa para a local. As medidas preveem abertura de canteiros, remoção de ilhas e implantação de novas faixas de rolamento para escoar o fluxo da pista expressa. A previsão inicial é de que a maioria dessas intervenções seja feita em 20 dias.

“A equipe estudou e, do ponto de vista operacional, a liberação de parte da pista expressa vai garantir maior fluidez na Marginal, especialmente com o retorno da população devido ao fim do feriado. Além disso, as intervenções são importantes para melhorar o escoamento da Marginal. Algumas delas podem ser ampliadas ou substituídas por outras, conforme análise da engenharia de campo”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Confira as medidas que serão tomadas na Marginal Pinheiros e imediações:

1. Viaduto Lazlo Braun (próximo ao CDP de Pinheiros): alargamento do acesso  junto ao viaduto, remoção do canteiro central e ampliação de uma para três faixas de rolamento. Essa intervenção permitirá o acesso à Rodovia Castelo Branco,

2. Ponte Edson de Godoy Bueno (antiga Ponte Itapaiuna): construção de acesso à pista expressa da Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros). Atualmente, a ponte termina direto na pista local.

3. Marginal Pinheiros na altura do Shopping Villa Lobos: alargamento do acesso da pista expressa para a pista local.

4. Marginal Pinheiros após a Ponte Cidade Universitária: construção de acesso da pista expressa para a pista local.

5. Av. Fonseca Rodrigues em frente ao Parque Villa Lobos: remoção do estreitamento de pista e da lombada eletrônica existente em ambos os sentidos da avenida, para viabilizar três faixas de rolamento por sentido em frente ao Parque.

6. Av. Antônio Batuíra com Praça Panamericana: será efetuada adequação de geometria viária para melhorar o acesso dos veículos para a Praça.

7. Rua Banibas com Av. Pedroso de Morais (próximo à Praça Panamericana): adequação geométrica para melhorar o raio de giro no desvio de tráfego.

8. Av. Gastão Vidigal (próximo à Ceagesp): a CET fará uma reunião com a diretoria da Ceagesp para montar uma operação para que caminhões utilizem somente os portões da Av. Gastão Vidigal, com o objetivo de evitar formação de filas de caminhões na pista local na Marginal Pinheiros.

“O objetivo das intervenções é desviar o fluxo da pista expressa para a pista local. Os motoristas que estão na pista local poderão utilizar, como alternativa, o eixo das avenidas Pedroso de Morais, Prof. Fonseca Rodrigues e Gastão Vidigal, circulando  preferencialmente pelas avenidas Frederico Herman Junior, Antônio Batuíra e Arruda Botelho. No caso dos caminhões provenientes de rodovias, recomenda-se a utilização do Rodoanel Governador Mario Covas”, recomendou o presidente da CET, Milton Persoli.

A CET reforçou a equipe de agentes de trânsito para a volta do feriado. Ao logo da Marginal Pinheiros e na cidade há faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis orientando os motoristas sobre a interdição. A SPTrans também reforçou as equipes de fiscalização das faixas exclusivas de ônibus.

Rodízio liberado em trecho da Marginal Pinheiros

A partir de 21/11 (quarta-feira), está liberado o rodízio municipal de veículos (Operação Horário de Pico) na Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. A suspensão do rodízio será adotada até a liberação total da pista.“Com isso, favorecemos aqueles motoristas que já estão saindo da área de vigência do rodízio, para que não sejam autuados caso se vejam retidos numa eventual lentidão nesse trecho”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Machado Octaviano Neto.

Recomendações

Respeite a sinalização e velocidade das vias;

Se necessitar pedir informações, proceda respeitando as leis de trânsito;

Ao avistar canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;

Procure vias alternativas evitando passar nas imediações de bloqueios;

Utilize preferencialmente o transporte público;

Fale com a CET, ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações e sugestões.