Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2023

Prefeitura libera créditos para compra de material e uniforme escolar para mais de 28,6 mil novos estudantes matriculados na Rede Municipal

Horário: 00:00
Pais ou responsáveis podem fazer as aquisições nas mais de 300 lojas credenciadas da capital antes do início do ano letivo de 2023; mais de 200 mil vendas já foram computadas

Pais ou responsáveis por novos estudantes matriculados na rede municipal, já podem adquirir a partir desta segunda-feira (09), material e uniforme escolar. O novo lote de créditos para aquisição liberados pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), contempla mais de 28,6 mil novas matriculas realizadas entre 1 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro deste ano. Os pais ou responsáveis podem realizar as compras antes do início das aulas, que ocorre em 6 fevereiro. As aquisições podem ser realizadas nas mais de 300 lojas credenciadas.

No total, serão atendidos com os auxílios, mais de um milhão de estudantes matriculados na rede municipal. De forma inédita, a Prefeitura antecipou a liberação dos créditos, que foram reajustados neste ano. Os responsáveis pela compra têm autonomia para escolher os itens necessários dentro dos kits e dos valores disponibilizados. Os valores podem ser usados até o mês de outubro de 2023.

Desde o dia 12 de dezembro do ano passado, quando os créditos foram liberados, mais de 200 mil vendas de uniformes e kits de material escolar para estudantes da Rede Municipal foram computadas.

Para a compra do uniforme, o valor do benefício é de R$ R$ 573,53. Já para o material escolar, os créditos para os kits variam de R$ 41,26 (para as crianças do berçário) até R$ R$ 201,28 (alunos do ensino fundamental).

Assim como no ano passado, o acesso para liberação de ambos os auxílios será feito por meio do aplicativo Kit Escolar DUEPAY, cujo download poderá ser feito em qualquer smartphone. O responsável legal pela criança matriculada na rede, só precisa ter o CPF cadastrado no sistema da escola, que por sua vez, está na base de dados da Secretaria Municipal de Educação.

Quem já utilizou o aplicativo no ano passado, mas não lembra qual senha foi usada, deve recuperá-la por meio desse passo a passo (https://bit.ly/esquecisenhaapp (Link para um novo sítio)).

O secretário de Educação, Fernando Padula, reforçou que a equipe da SME trabalhou durante todo o ano para garantir que as famílias possam fazer suas compras de forma antecipada e mais tranquila. “Queremos garantir que neste ano, os estudantes possam voltar para a escola uniformizados e com os novos materiais adquiridos de maneira ágil e sem burocracia.”

Quem recebe o auxílio material

O auxílio para o material escolar será disponibilizado para todos os estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos e os alunos que fazem os cursos de idiomas dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs). Cada kit contém os itens necessários para serem utilizados durante todo o ano letivo. Entretanto, os valores mudam, de acordo com o ciclo de ensino (confira abaixo).

Educação Infantil – Berçário I e II: R$ 41,26

Educação Infantil – Mini-Grupo I e II: R$ 95,53

Educação Infantil – Infantil I e II: R$ 143,94

Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização: R$ 166,67

Ensino Fundamental – Ciclo Interdisciplinar: R$ 201,28

Ensino Fundamental – Ciclo Autoral: R$ 160,63

Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos: R$ 142,70

Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs): R$ 114,34

Quem recebe o auxílio uniforme

Já para o uniforme, serão contemplados somente os alunos da educação infantil, a partir dos 4 anos, até o ensino fundamental 2. Cada estudante terá direito ao auxílio no valor de R$ 573,53, sendo R$ 481,59 para as roupas e R$ R$ 91,94 para o calçado.

Os kits são compostos por 5 camisetas; 1 bermuda; 1 conjunto de jaqueta e calça; 1 blusão de moletom; 5 pares de meias; 1 tênis. As roupas possuem, obrigatoriamente, o brasão da Prefeitura de São Paulo.