Quarta-feira, 8 de Abril de 2020

Prefeitura libera circulação de caminhões que atendem a construção civil

Horário: 00:00
Medida beneficia veículos cadastrados para atividades como concretagem, remoção de terra e entulho e transporte de máquinas, equipamentos e materiais de construção

A Prefeitura de São Paulo vai liberar a circulação em período integral, por tempo indeterminado, dos caminhões que atendem a construção civil.

Estão liberados a partir desta quarta- feira (8) os veículos que já possuem autorização especial do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) para atividades de Concretagem, Concretagem-Bomba, Remoção de Terra e Entulho em Obras Civis, Transporte de Caçambas Estacionárias, Transporte de Máquinas, Equipamentos e Materiais de Construção.

Eles poderão circular livremente pela cidade, sem as limitações estabelecidas pela Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), Vias Estruturais Restritas (VER), Zonas Especiais de Restrição de Circulação (ZERC).

A medida se soma à liberação de circulação dos veículos de carga que fazem abastecimento de itens essenciais como medicamentos, materiais hospitalares, alimentos, produtos de higiene e combustíveis, que está em vigor desde março.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMT) esclarece que a liberação não é válida para os veículos cadastrados para outras atividades, incluindo caminhões de mudanças.

A SMT reforça que o rodízio municipal para veículos leves está suspenso por tempo indeterminado, mas ressalta que seguem valendo normalmente:

- Restrições de circulação e o rodízio de placas para os demais veículos pesados (caminhões);
- Zona Azul, com exceção do entorno (raio de 300 metros) de unidades de saúde;
- Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF);
- Restrição de circulação de veículos de passeio em faixas e corredores exclusivos de ônibus.