Notícias

Prefeitura leva vacinação contra influenza para escolas da capital

Ação das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação é voltada a crianças menores de seis anos e envolve 116 instituições de ensino infantil da cidade de São Paulo

De Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (SME), intensifica ação de vacinação contra influenza para alunos do ensino público e privado da capital com até 6 anos de idade. A SMS decidiu adotar a ação como forma de elevar a cobertura vacinal dessa faixa etária que está entre os grupos prioritários.

Entre 10 de abril e 10 de junho deste ano, o município administrou 3.317.451 doses da vacina influenza, destas, 595.275 doses foram aplicadas em crianças de 6 meses até 6 anos de idade, que já faziam parte do grupo prioritário da campanha vacinal, encerrada em 31 de maio. A cobertura nesta faixa etária é de 72,6%.

Ao todo, 116 escolas recebem profissionais da saúde para a ação, que conta com o envolvimento de 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação dos alunos está condicionada a autorização prévia dos pais ou responsáveis. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) recomenda também o envio da carteira de vacinação e documento de identidade da criança.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). A COVISA recomenda que as crianças alérgicas a ovos ou componentes da vacina passem por avaliação médica criteriosa antes dos responsáveis de optarem pela vacina, além disso, se a criança estiver com febre, a aplicação deve ser adiada e, em caso de dúvidas, os profissionais de saúde podem prestar a orientação necessária.

Ações do documento

Vídeos

Como solicitar o tapa-buraco

Ver agenda completa