Sábado, 2 de Julho de 2022

Prefeitura lança Vai Tec Games e oferece apoio financeiro de quase R$ 40 mil

Programa vai acelerar até 12 empresas ou coletivos periféricos da cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lançou a primeira edição do Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec) voltada para o setor de games. O objetivo é acelerar até 12 empresas ou coletivos periféricos focados neste setor e que estejam em estágio avançado de desenvolvimento. Além de mentoria e aceleração gratuitas, o programa oferece um aporte financeiro de R$ 39,6 mil para cada uma das empresas selecionadas. As inscrições podem ser realizadas no site do Vai Tec Games até 31 de julho - www.adesampa.com.br/vaitecgames

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). O Vai Tec Games chega em um momento de grande crescimento do setor, que possui uma diversificada cadeia de valores e gera empregos para milhões de pessoas em todo o mundo, passando da indústria de equipamentos e software, até chegar aos desenvolvedores e profissionais de comunicação.

“O setor de games está em constante crescimento. O setor movimenta anualmente mais de US$ 200 bilhões. No Brasil, o cenário não é diferente, mais de 75% dos brasileiros são adeptos a algum tipo de jogo eletrônico, sendo dominado por mulheres, que compõem mais de 53% do montante. A Prefeitura de São Paulo não poderia deixar de apoiar um setor que compõe a nova economia. O Vai Tec Games chega para apoiar a geração de renda de jovens que atuam na área, promovendo o desenvolvimento econômico da Capital, além de impulsionar a retomada econômica da cidade”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Apenas em 2021, o setor movimentou mais de 175 bilhões de dólares, deste número, US$ 90 bilhões correspondem apenas aos jogos para celulares. Os dados foram levantados pela consultoria Newzoo que concluiu, ainda, que até o final de 2023, o mercado de jogos pode gerar até US$ 200 bilhões, mantendo o crescimento que já é visto há alguns anos.

“Observamos que o cenário de games está cada vez mais em expansão e com a experiência gerada ao longo das edições do Vai Tec foi identificado um momento propício para alavancar os coletivos periféricos do setor de games. Esta edição especial do programa vai oferecer também conhecimento sobre gestão de negócios com o objetivo de potencializar o processo de escala dessas empresas trazendo resultados práticos e visíveis”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Seleção
Para se inscrever, as empresas ou coletivos de games já devem atuar no mercado com a oferta de serviços ou produtos que tenham a tecnologia como base. Cada equipe selecionada deverá ser composta por, no mínimo, dois membros, que deverão participar de, pelo menos, 85% das todas atividades propostas pelo programa. O responsável pela inscrição precisa ter mais de 18 anos, residir na cidade de São Paulo, de preferência, em bairros periféricos. O edital com todas as informações está disponível no site do programa - www.adesampa.com.br/vaitecgames.

O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de gastos conforme as necessidades surgidas durante o processo de aceleração.

Com o objetivo de disseminar a cultura e a educação empreendedoras, o Vai Tec Games busca fomentar a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da capital paulista. Além disso, pretende estimular a geração de emprego e renda e o processo de desenvolvimento local dessas empresas e coletivos, para que possam ampliar o escopo de atuação e ganhar mercado, para competir com igual capacidade de eficiência entre todas as empresas deste setor.

Programação
O Vai Tec Games contará com um Ciclo de Aceleração Rápida, com duração de três meses, realização de diagnósticos para cada empresa selecionada a fim de tornar claro o nível de maturidade e as principais “dores” dessas empresas, com o objetivo de desenvolvimento de um plano de mentoria específico e customizado.

O programa também realizará oito mentorias e três consultorias individuais e dois encontros, presenciais ou remotos, para a apresentação de cases de empresas do setor de games de scale up. Ao final do processo, acontecerá uma rodada presencial de pitches de saída.

Inscrições Vai Tec Games
Inscrições até 31 de julho pelo link: www.adesampa.com.br/vaitecgames