Notícia na íntegra

Quarta-feira, 5 de Agosto de 2020

Prefeitura lança publicações com informações, serviços e direitos da Pessoa com Deficiência

Guias cumprirão um importante papel social de transformação e podem ser usados pela iniciativa pública, privada e sociedade civil

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPMED), lança na próxima sexta-feira (7), às 15h, em webinar transmitido no Facebook e YouTube da Secretaria, uma série de publicações que vai ajudar a promover o protagonismo da pessoa com deficiência e sua efetiva participação na sociedade, não só pela iniciativa pública, mas pela iniciativa privada e sociedade civil.

“Entendemos que acessibilidade em todas as áreas possibilita equiparação de oportunidades e uma vida com autonomia e com maior participação das pessoas com deficiência em todos os aspectos. Acreditamos que estas publicações cumprirão um importante papel social de transformação”, afirma Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência. 

Com linguagem simples e didática os guias trazem informações, serviços, direitos e conhecimento sobre o tema e foram elaborados por profissionais ligados às áreas. A produção e execução de todo material foi da empresa Mais Diferenças.  As versões em PDF acessível, leitura fácil e audiovisual poderão ser baixadas no site da SMPED.

Guia de Direitos e Serviços Públicos para Pessoas com Deficiência na Cidade de São Paulo

Elaborado com ilustrações e linguagem de fácil compreensão, traz  informações sobre direitos e os principais serviços disponibilizados para as pessoas com deficiência pela Prefeitura de São Paulo, nas áreas de Educação, Saúde, Trabalho, Moradia, Transporte, Mobilidade, Assistência, Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Segurança. Há também dados sobre instâncias estaduais e nacionais, bem como sobre acesso à Justiça, isenção de tributos, Previdência Social e participação da pessoa com deficiência na vida pública e política. 

Conhecer para Incluir a Pessoa com Deficiência

Tem como objetivo levar a todos o conhecimento sobre o tema “pessoa com deficiência”, promovendo sua inclusão na sociedade e mostrando que barreiras precisam ser eliminadas, sejam elas arquitetônicas, digitais, comunicacionais e atitudinais, sem preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminações. As barreiras atitudinais não são visíveis como as barreiras físicas, na maioria das vezes, são inconscientes, e de difícil reconhecimento por parte de quem às pratica. 

Guia de Comunicação e Eventos Acessíveis

Tem como objetivo orientar profissionais ligados às áreas de comunicação, a fim de tornar os conteúdos de sites, redes sociais e eventos plenamente acessíveis às pessoas com deficiência. De forma prática, com informações técnicas e ilustrações, o guia ajuda na produção de conteúdo, eventos e atividades culturais inclusivas. 

Trabalho, Direito de Todos: Inclusão Profissional de Pessoa com Deficiência

 O guia traz informações sobre a legislação trabalhista para pessoas com deficiência e profissionais de Recursos Humanos. Aborda temas como a Lei de Cotas, tipos de deficiência, percentual de empregados com deficiência para cada empresa, laudo médico e adaptação no posto de trabalho. Além disso, traz dicas sobre programas de estágio e empreendedorismo como forma de geração de trabalho e renda. 

Desenho Universal e Acessibilidade na Cidade de São Paulo

Esta publicação vem reunir o arcabouço legal relativo à acessibilidade, com as normas técnicas a serem aplicadas na cidade de São Paulo de maneira fácil e ilustrativa, sendo um instrumento importantíssimo no desenvolvimento de projetos. Foi elaborada pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), criada em 1996, para ser consultiva e deliberativa nas questões de acessibilidade em projetos e obras de urbanismo, edificações, comunicação e transporte, entre outros. Desde 2005 está vinculada à SMPED e é composta por representantes de diversas secretarias, órgãos municipais e sociedade civil. A CPA capacita arquitetos, engenheiros, gestores e informa a usuários seus direitos na promoção da acessibilidade. 

Essas e outras várias ações da Prefeitura de São Paulo elevam a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência a outro patamar de importância estratégica, estabelecendo padrões necessários para o convívio inclusivo de todos os seus munícipes.

Programação do webinar:

15h00  - Abertura, com  Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Carla

               Mauch, coordenadora da Mais Diferenças; 

15h20 - Guia de Direitos e Serviços Públicos para Pessoas com Deficiência na Cidade de São

               Paulo, com Ciça Cordeiro, coordenadora de Comunicação e Renata Belluzzo,

               coordenadora de Políticas e Projetos de Inclusão; 

15h35 - Conhecer para Incluir a Pessoa com Deficiência, com Marinalva Cruz, Secretária

               Adjunta da Pessoa com Deficiência; 

15h45 - Guia de Comunicação e Eventos Acessíveis, com Ciça Cordeiro e Claudia Mondin,

               Cerimonial e Eventos; 

16h00 - Trabalho, Direito de Todos: Inclusão Profissional de Pessoa com Deficiência, com

                Marinalva Cruz; 

16h15 - Desenho Universal e Acessibilidade na Cidade de São Paulo, com Silvana Cambiaghi, 

               Arquiteta, Mestre em Desenho Universal e Presidente da Comissão Permanente de

               Acessibilidade (CPA); 

16h30 – Encerramento 

Sobre a Mais Diferenças

A Mais Diferenças foi fundada em 2005 por um grupo de militantes com e sem deficiência de diferentes áreas e trajetórias de trabalho. É uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais.

Site: www.maisdiferencas.org.br

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn