Notícias

Prefeitura lança primeiro edital da retomada para apoiar artistas e coletivos culturais em projetos presenciais na cidade de São Paulo

Incentivo criado pela Secretaria Municipal de Cultura traz foco inédito em comunicação e redes sociais

De Secretaria Especial de Comunicação

Estão abertas desde o último dia 15 e vão até o dia 16 de outubro, as inscrições para artistas e coletivos culturais se candidatarem ao primeiro edital dedicado a atividades culturais presenciais na cidade de São Paulo. A concorrência foi lançada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, marcando a retomada econômica após o fechamento de equipamentos e espaços culturais por conta da pandemia. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, esta será uma retomada cuidadosa e responsável, que seguirá todos os protocolos de prevenção contra a doença.

Com orçamento total de R$ 2 milhões, podendo dedicar até R$ 100 mil a cada projeto, o Edital de Fomento a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens tem como diferencial o foco inédito na comunicação. Conforme as condições estabelecidas no certame, os artistas e grupos interessados deverá ter um planejamento arrojado que prevê o uso mínimo de 25% da verba total na divulgação, envolvendo diversas redes sociais, vídeos, hashtags e demais ferramentas que se julguem necessárias para o engajamento do público contemporâneo. 

Em contrapartida, a Secretaria da Cultura se compromete, pela primeira vez, a mobilizar seus próprios canais de comunicação para os projetos contemplados, buscando, inclusive, parcerias que permitam potencializar o alcance, tais como plataformas de streaming de vídeo e áudio.  Para a secretária da Cultura, Aline Torres a comunicação do projeto é essencial no mundo globalizado. “Tão importante quanto a produção é a sua divulgação, para que o fomento não morra nele mesmo. Vamos impulsionar a carreira dos artistas e coletivos, fazendo com que o edital proporcione resultados contínuos”.

O edital também traz como objetivo, a descentralização de atividades culturais na capital paulista, buscando levar oportunidades de produção e fruição de cultura a todas as regiões, igualmente. A diversidade de linguagens e atuações também é marca desse incentivo, que se propõe a apoiar quaisquer produções artísticas (em teatro, dança, literatura, performance, artes visuais ou tantas outras áreas), espaços culturais ou ações de formação cultural que possam beneficiar a população local. 

Para mais informações, acesse o edital completo.

Edital de Fomento a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens

Prazo de inscrição: 15/09/2021 a 16/10/2021

Link para inscrições:  http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/ 

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - As Cores da Cidade

Ver agenda completa