Notícias

Prefeitura lança Planos Regionais de Educação

Metas definidas para as 13 Diretorias Regionais de Educação foram construídas em conjunto com a comunidade escolar e respeitando a realidade de cada região

De Secretaria Especial de Comunicação

O prefeito Bruno Covas e o secretário Municipal de Educação, João Cury, lançaram nesta quarta-feira (05/06), na Câmara Municipal de São Paulo, os Planos Regionais de Educação. Construídos em parceria com o Fórum Municipal de Educação e o Conselho de Representantes dos Conselhos (CRECEs), as metas surgiram a partir da Meta 13, do Plano Municipal de Educação, que visa garantir os objetivos de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Nas Unidades Educacionais e nas 13 Diretorias a elaboração dos Planos aconteceu entre maio e setembro de 2018. No primeiro momento ocorreram atividades com os alunos nas escolas. Após esta etapa, ocorreram atividades com Conselhos de Escola, Associações de Pais e Mestres, Comissões e Grêmios.

A Plenária Aberta, o terceiro momento, envolveu a população dos territórios, organizações da sociedade civil, CRECEs, Fórum Municipal de Educação, Sindicatos, Movimentos Sociais, entre outros. Em setembro, houve a construção coletiva da Minuta dos Planos Regionais de Educação.

Entre os princípios para elaboração e implementação estão: a garantia de ampla participação popular e dos educandos por meio de encontros presenciais nos territórios e de consultas públicas em ambiente virtual; a territorialização dos Planos considerando, sempre que possível, as demais redes de ensino (estadual, federal e privada) e políticas setoriais, tais como: saúde, assistência social, cultura, esporte, verde e meio ambiente, direitos humanos; a compatibilização dos Planos Regionais com o ciclo de planejamento e orçamento da SME e DREs.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal possui 13 metas, a 13ª é a construção participativa dos Planos Regionais de Educação. Para cada uma das outras 12 metas as Diretorias Regionais elaboraram os objetivos correspondentes contemplando a particularidade da sua região.

Para mais informações sobre o Plano basta acessar este link.

Ações do documento

Vídeos

Como solicitar o tapa-buraco

Ver agenda completa