Sábado, 11 de Julho de 2020 | Horário: 14:35

Prefeitura lança Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência

SMPED divulgará dados estatísticos e analíticos relativos à pessoa com deficiência na capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançará na quarta-feira (15 de julho), às 15h, em webinar transmitido pelo Facebook (@smpedsp) e Youtube (@inclusaosp), o Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é produzir, reunir, analisar e divulgar dados estatísticos e analíticos relativos à pessoa com deficiência residente na cidade de São Paulo, assim como avaliar os serviços e políticas públicas voltadas à sua plena e efetiva inclusão na sociedade. A ideia é subsidiar o planejamento estratégico de políticas transversais e monitorar a realização progressiva dos direitos da pessoa com deficiência, de modo a se tornar um repositório de informação sobre este segmento.

O Observatório foi desenvolvido em parceria com o Sistema de Informação e Automação (SIAC), Startup de TI, Grupo de Arquitetura e Fábrica de Software (Garfsoft), Laboratório de pesquisa da Poli/USP e Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

“Impossível fazer gestão sem dados confiáveis. Faltam estatísticas sobre o universo da pessoa com deficiência no Brasil. Com esta iniciativa, damos mais um passo na modernização da administração pública municipal”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

O munícipe, entidades, instituições e empresas poderão consultar o portal do Observatório no site:  www.observatorio.smped.prefeitura.sp.gov.br  e obter acesso aos gráficos com os dados de cada base.

Os painéis de dados que já estarão abertos ao público no lançamento são:

·         Análise do perfil das pessoas com Deficiência cadastradas no CadÚnico.

·         Análise do perfil dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino.

·         Perfil dos usuários do Bilhete Único Especial.

·         Demandas de acessibilidade no 156.

·         Participantes do Contrata SP Pessoa com Deficiência.

·         Estagiários com deficiência da Prefeitura de São Paulo.

·         Selos de Acessibilidade Arquitetônica.

·         Selos de Acessibilidade Digital.

·         Atendimentos da Central de Intermediação em Libras (CIL).

·         Atendimentos da Paraoficina Móvel.

O Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa transversal, que dialoga com todas as áreas e pastas da Prefeitura de São Paulo. Ainda, reúne os mais diversos indicadores relativos à pessoa com deficiência e estabelece correlações entre as áreas e compreende a pessoa com deficiência em sua totalidade.

Programação do webinar:

15h00 – Abertura com Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência

15h15 – GeoSampa – Indicadores na gestão pública, com Luciana Pascarelli, Coordenadoria

de Produção e Análise da Informação

15h30 – ObservaSampa, com Marilia Roggero, Coordenadora da Plataforma de Indicadores

da Cidade de SP

15h45 – USP – Construindo bases de dados, com Ana Rossi, Pesquisadora do GarSoft

16h00 – Observatório da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, Secretário Municipal da

Pessoa com Deficiência e Juliana Westmann, Coordenadora do Observatório

16h15 – Perguntas e considerações

16h30 - Encerramento

Observatório:

E-mail: observatorio.smped@prefeitura.sp.gov.br – Telefone: (11) 3913-4091.