Segunda-feira, 27 de Abril de 2020

Prefeitura lança credenciamento para interessados em fornecer até 100 mil cestas básicas por mês

Horário: 00:00
Produtos serão destinados à população em situação de vulnerabilidade no âmbito do Programa Cidade Solidária

A epidemia da covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) tem impulsionado a união de esforços públicos e privados com o objetivo comum de buscar a segurança alimentar de populações em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania  (SMDHC) lançou um edital de credenciamento de estabelecimentos para o fornecimento de até 100 mil cestas básicas por mês.

“Este edital foi publicado no último sábado (27), no Diário Oficial do Município, com o objetivo de adquirir estas cestas básicas mensais para distribuir para a população mais necessitada da cidade”, disse o prefeito Bruno Covas.

O edital de chamamento público aos interessados foi lançado com base no decreto Municipal nº 59.283/2020, que colocou o município em situação de emergência, e na Lei Federal n.º 13.979/2020. A iniciativa deve durar ao menos três meses (ou enquanto durar a situação de emergência, ainda sem data definida pela administração pública).

As cestas básicas serão destinadas à população em situação de vulnerabilidade no âmbito do Programa Cidade Solidária. A iniciativa intersecretarial, que teve início em 07/04, reúne poder público e sociedade civil para estimular a solidariedade mediante, por exemplo, a doação de itens de alimentação, higiene e limpeza, atingindo – com a maior capilaridade possível – a população mais vulnerável socialmente, sobretudo a que reside nas áreas mais distantes do centro da cidade.

Neste sentido, a SMDHC, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, também desenvolve uma nova frente de atuação para mitigar os efeitos econômicos, sociais e humanitários decorrentes da pandemia do coronavírus, em estreita cooperação com os propósitos do Programa Cidade Solidária.

Os interessados no credenciamento devem enviar email para smdhcsgafca@prefeitura.sp.gov.br, onde poderão também obter informações e esclarecer dúvidas sobre o edital.