Sexta-feira, 8 de Março de 2019

Prefeitura lança Cartilha da Mulher neste 8 de março

Publicação digital reúne todos os programas e serviços que o município de São Paulo oferece às mulheres
860663-Lançamento da Cartilha da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Paulo lançou nesta sexta-feira (8) a Cartilha da Mulher, uma publicação digital que reúne todos os programas e serviços públicos que o município oferece às mulheres. Para consultar é fácil: basta acessar o site Mulheres de São Paulo .

“Nós ainda convivemos com números que nos envergonham. No Brasil, a cada minuto nove mulheres são vítimas de agressão. A cada nove minutos, uma mulher é vítima de estupro e a cada três dias cinco mulheres são vítimas de feminicídio. Precisamos trabalhar cada vez mais para mudarmos estes quadros", disse o prefeito.

A cartilha contempla desde serviços oferecidos pela Secretaria de Segurança Urbana (SMSU), como o Guardiã Maria da Penha, até os ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), como os Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM). A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) tem programas como o Centros de Referência da Mulher (CRM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (SMDT) tem, entre outros, o programa Tem Saída.

“A ideia deste evento é que possamos replicar experiências, divulgar os serviços quem podem ser utilizados e fazer com que estas informações possam chegar a quem precisa”, afirmou a secretária de Gestão, Malde Vilas Bôas.

A cartilha, com mais de 25 programas, é digital e será atualizada de acordo com a criação ou mudanças nas ações disponíveis. O lançamento foi feito durante o workshop “Mulheres de São Paulo”, que contou com a presença do prefeito Bruno Covas.

Após o lançamento, foi aberto um bate papo acerca de políticas públicas para mulheres, com a presença de Mayra Gramani, advogada e assessora técnica da SG, e Ana Cristina de Souza, coordenadora de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. A mesa de debate foi mediada por Maria Camila Florêncio, doutora em Administração Pública e Governo, e APPGG na Secretaria de Turismo.

Dia Internacional da Mulher
Algumas secretarias prepararam uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Veja os destaques:

Desenvolvimento Econômico
A Secretaria e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) organizaram várias atividades para as mulheres no mês de março envolvendo o protagonismo feminino no empreendedorismo, mercado de trabalho e geração de renda, tecnologia e negócios. Confira a programação.

Verde e Meio Ambiente
Por meio da parceria entre o Núcleo de Idosos e a UBS Cidade Tiradentes, o Parque Ciência oferece palestra sobre saúde da mulher. Já o Parque Jacintho Alberto, oferece às visitantes uma oficina de terrário, sem limite de vagas.

As frequentadoras do Parque M’Boi Mirim podem aproveitar a ocasião e cuidar da pele, aprender mais sobre saúde feminina e conhecer grandes mulheres que marcaram a história por meio dos cartazes fixados no local.

O Parque Independência recebe a 1ª Caminhada da Mulher pela Igualdade de Direitos, iniciativa da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), dedicada exclusivamente às advogadas. Mais detalhes sobre a programação nos parques

Educação
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital também promovem, a partir desta sexta-feira (8), atividades esportivas especiais para celebrar o mês das mulheres. Os eventos são gratuitos e acontecem em todas as regiões da cidade de São Paulo.

As atividades incluem oficinas de defesa pessoal no CEU Água Azul e CEU Caminho do Mar, aulas de circuito funcional no CEU Campo Limpo, CEU Casa Blanca, CEU Guarapiranga, CEU Jaguaré, CEU Paraisópolis e CEU Tiquatira, ioga no CEU Navegantes e CEU Paraisópolis, e alongamento no CEU Jaçanã. Veja outras informações

Direitos Humanos e Cidadania
Seminários sobre não-violência, violência doméstica e autonomia; atividades de empoderamento, beleza, saúde e música nos Centros de Cidadania da Mulher; atendimento e auxílio para mulheres vítimas de violência doméstica por meio da “Tenda sobre Violência Doméstica” no Parque da Luz; roda de conversa sobre violência doméstica, rede de atendimentos e Lei Maria da Penha, com equipe NASF da UBS Pari; vivência em grupo; marcha das mulheres. Mais detalhes aqui

Saúde
A secretaria promoverá diversos eventos ao longo do mês em suas unidades de saúde e conveniadas, entre eles: oferta de exames preventivos (Papanicolau, mamas, laboratoriais) e testes rápidos de HIV e Sífilis; rodas de conversa sobre violência e prevenção; grupos educativos e palestras relacionadas à saúde da mulher, à violência, ao planejamento familiar e ao empreendedorismo feminino; práticas corporais, como alongamento e shiatsu; acupuntura; rotina de beleza, com maquiadores e cabeleireiros; e mutirão de saúde bucal. Mais informações.

Cultura
Show especial com Adriana Guedes – cantora e compositora nascida na Zona Leste; show de Mariana Aydar; evento Zoom Mulheres em Evolusom – tem como objetivo incentivar e valorizar mulheres que fazem o dia a dia da multiplicação e representação do hip hop; show de Karol Conká; mostra de arte e artesanato feitas por mulheres; festival de humor - a ideia é abrir o festival com uma mulher forte e empoderada trazendo piadas que envolvem o cotidiano;  apresentação de circo, como malabarismo e acrobacias, feita por mulheres. Veja os detalhes