Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Prefeitura lança cartão de saúde para animais idosos adotados na Cosap

Horário: 00:00
O benefício, parte da guarda responsável, dá acesso a atendimento vitalício e prioritário em qualquer um dos três hospitais veterinários públicos da capital paulista

Cães e gatos com mais de oito anos adotados no Centro Municipal de Adoção da Capital ganharão mais do que um novo lar. Por meio do cartão Cuida Bem Idoso, criado pela Cosap - Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, os bichinhos terão direito a atendimento vitalício e prioritário em qualquer um dos três hospitais veterinários públicos de São Paulo (veja abaixo a relação das unidades).

O benefício integra o programa de guarda responsável e nasceu com a intenção de incentivar a adoção desses animais idosos, portadores de doenças crônicas ou até mesmo com alguma deficiência, causada por acidente, descuido e até maus-tratos. O objetivo da iniciativa é mudar a realidade e trazer expectativa de maior qualidade de vida a esses animais.

No total, hoje na Cosap são cerca de 100 animais domésticos que se encaixam nesse perfil, à espera de um lar. Por não preencherem os requisitos que as pessoas geralmente procuram ao adotar, eles aguardam anos e anos para o grande dia de ter uma família – dia esse que, para a maioria, não chega. A única obrigatoriedade para o ingresso no programa é que o munícipe tutor resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Como usar o cartão Cuida Bem Idoso nos hospitais veterinários

Quem adotar um animalzinho idoso ou com doença crônica no Centro Municipal de Adoção já sairá de lá com um cartão contendo os dados do animal – nome, espécie, RGA (Registro Geral do Animal) e microchip, fornecido pela Cosap e enviados também aos hospitais.

Sem a necessidade de pegar uma senha e passar pela triagem para o atendimento, basta que o dono do animal entre em contato com uma das três unidades hospitalares para fazer o agendamento. Com o cartão, o bichinho poderá ser atendido ao longo da vida, com prioridade, nos três hospitais veterinários públicos de São Paulo.

Terceiro Hospital Veterinário Público

O terceiro Hospital Veterinário Público da capital foi inaugurado na terça-feira (11), na zona Sul. A unidade, localizada na Rua Agostino Togneri, 153 - Santo Amaro, estará aberta à população a partir da próxima segunda-feira (17), às 7h. Os outros dois hospitais ficam nas zonas Leste e Norte da cidade.

Todos os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Cidade Amiga dos Animais

A Prefeitura de São Paulo oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. A capital paulista ficou em terceiro lugar no prêmio Cidade Amiga dos Animais em 2019, entre todas as cidades latino-americanas com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

O atendimento nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Por conta da demanda, os atendimentos são realizados conforme a disponibilidade de vaga.

Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no município em seu nome, além de RG e CPF.

Hospital Veterinário - Unidade Zona Sul (Santo Amaro)

Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba, próximo à Estação Jurubatuba da CPTM

Hospital Veterinário - Unidade Zona Leste (Tatuapé)

Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé