Quarta-feira, 15 de Março de 2017

Prefeitura lança aplicativo com informações sobre serviços de limpeza e coleta em SP

Horário: 00:00
Cidadãos podem se informar pela plataforma sobre os dias e horários de coleta, além da geolocalização dos caminhões que recolhem resíduos
838971-Lançamento do Programa e Aplicativo LIMPA RÁPIDO

A Prefeitura de São Paulo lança nesta quarta-feira (15) o aplicativo do Programa Limpa-Rápido, que integra em uma única plataforma informações sobre todos os serviços de limpeza, coleta e destinação de resíduos do município.

“Esse aplicativo traz a modernidade e ao mundo digital a nossa capacidade de responder mais rapidamente a limpeza pública da cidade de São Paulo, que é uma revolução importante. Coloca a nossa cidade em um patamar de cidades europeias, americanas e canadenses, grandes metrópoles em um programa em tempo real para a localização dos caminhões de coleta de lixo, tanto a coleta seletiva como a domiciliar”, afirmou o prefeito João Doria.

É possível acompanhar em tempo real a localização dos caminhões de coleta seletiva e domiciliar, além de conferir a programação de datas e horários para coleta em sua região. Com essas informações, os munícipes podem colocar o lixo na rua nos horários próximos à coleta. O Limpa-Rápido também dispara avisos de atividades como o programa SP Cidade Linda e a operação Cata-Bagulho em seu bairro.

O aplicativo começou a ser desenvolvido no início deste ano com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de limpeza urbana, uma vez que centraliza informações das quatro empresas responsáveis pelo trabalho na cidade.

“Ele mostra o serviço que a gente está fazendo diariamente atendendo a população. São Paulo mostra seu empreendedorismo em uma área que vai revolucionar. A informação do lixo vai mudar completamente. Hoje praticamente todos os serviços são feitos por meio de controle digital”, disse desenvolvedor do aplicativo, Wilson Quintella.

Disponível para download na Playstore e Apple Store, o aplicativo é de fácil navegabilidade. Com apenas um clique, o usuário poderá, por exemplo, entrar em contato com o Disque Limpa-Rápido, o 0800 da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). No telefone, é possível solicitar limpeza de bueiros, capinagem, varrição de rua e a retirada de entulho em pontos de descarte irregular.

Funcionalidades
O aplicativo mostra a geolocalização de todos os veículos de limpeza urbana, assim como os ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mais próximos do usuário. É possível visualizar se o caminhão de limpeza já passou pelo endereço consultado.

O cidadão tem a opção de salvar seus locais favoritos, como casa, trabalho, escola e conectar com os respectivos horários de coleta de cada localidade. Interessados em conhecer mais sobre os diferentes tipos de descarte, como fazer a separação correta, ou mesmo saber dados dos volumes e destinação de resíduos da cidade encontram no aplicativo ícones específicos, além de notícias atualizadas sobre reciclagem.

As empresas responsáveis pela limpeza urbana recolhem todos os dias cerca de 12 mil toneladas de lixo na cidade, incluindo os serviços de varrição e a coleta domiciliar. A capital paulista conta com 1.500 unidades de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), 98 Ecopontos e cerca de 150 mil unidades de lixeiras espalhadas pelas ruas.

Nos meses de janeiro e fevereiro, foram recolhidos em média 16 mil toneladas por mês de resíduos em pontos de descarte irregular. A multa prevista pela prática (descarte de entulho/terra ou resíduos acima de 50 quilos) é de R$ 18.421,20. Ela só pode ser aplicada em casos de flagrante, juntamente com a apreensão do veículo.

Mais imagens: www.prefeitura.sp.gov.br/imprensa