Terça-feira, 2 de Maio de 2017

Prefeitura lança “Faça Seu Bairro Lindo”, programa regionalizado de zeladoria urbana

Ação acontece durante todo o mês de maio nas 32 prefeituras regionais
842155-

A população interessada em atuar em prol de sua região poderá participar, a partir desta semana, de ações de zeladoria do programa “Faça Seu Bairro Lindo”. A ação, lançada nesta terça-feira (2) pelo prefeito João Doria, realizará intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas Prefeituras Regionais.

“Esse programa é resultado do SP Cidade Linda. É uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida, mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras nessa iniciativa”, afirmou o prefeito João Doria, no lançamento do programa.

Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura Regional - passarão por intervenções do novo programa. A ação será desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contará com serviços como raspagem de lambes-lambes, pintura de guia e varrição. As respectivas Prefeituras Regionais disponibilizarão os equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria.

O vice-prefeito e secretário municipal de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, explica que a ideia do “Faça Seu Bairro Lindo” surgiu após a população mostrar interesse por participar do Programa SP Cidade Linda, que acontece cada semana em uma região diferente da cidade. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. “Este programa visa ter uma ação descentralizada e receber uma grande quantidade de voluntários que querem participar, em ações no próprio distrito em que vivem”, afirmou.

O objetivo é que nos próximos meses os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais realizará o concurso “Bairro Lindo do mês”.

O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participaram) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Quem quiser participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a Prefeitura Regional responsável pela região interessada. As datas são organizadas em diálogo com os grupos de voluntários.

Veja os pontos contemplados no mês de maio