Terça-feira, 27 de Setembro de 2022

Prefeitura irá sortear 5 mil novos alvarás de táxi na cidade de São Paulo

Edital com as informações e regras foi publicado quarta-feira (28) no Diário Oficial do Município

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), abrirá para sorteio 5 mil novos alvarás de táxi na cidade de São Paulo. Taxistas com mais tempo de profissão, mulheres, condutores com deficiência e profissionais que usam carros elétricos ou híbridos terão prioridade. O anúncio foi feito terça-feira (27) pelo prefeito Ricardo Nunes, durante evento com representantes da categoria, e oficializado por meio de decreto no Diário Oficial do Município, publicado quarta-feira (28). Posteriormente, será divulgado um edital contendo todas as informações e regras do sorteio.

A medida atende demanda da categoria e tem o objetivo de melhorar ainda mais o serviço de táxi ao aumentar a oferta de veículos disponíveis para a população.

“Acabei de assinar um decreto que aumenta em mais 5 mil os alvarás para os táxis de São Paulo. As licenças serão distribuídas da seguinte maneira: 500 para condutores com deficiência (PCD), (seguindo a Lei 12.587/12 da Política Nacional de Mobilidade Urbana); 1.500 aos motoristas que comprovem maior tempo em exercício na profissão no município de São Paulo (vinculado a um alvará); 1.500 para motoristas do gênero feminino; e 1.500 para profissionais que trabalham com carros elétricos ou híbridos”, declarou Ricardo Nunes.

As licenças remanescentes, entre as inicialmente reservadas para as categorias já mencionadas, serão sorteadas aos demais motoristas interessados.

Último sorteio foi há sete anos

O último sorteio de alvarás foi realizado em 2015 na cidade, quando foram disponibilizadas 5 mil novas licenças na categoria Táxi Preto. Atualmente a capital conta com 36.176 alvarás de táxi, sendo 2.926 de taxistas mulheres. A expectativa é que o número total de alvarás na cidade passe para 41.176 após o término do processo.

Os interessados em participar do sorteio devem possuir o CONDUTAX (Cadastro Municipal de Condutores de Taxi), documento pessoal e intransferível, que habilita o cidadão (pessoa física) a exercer esta atividade.

Para informações sobre como obter o CONDUTAX, o interessado deve acessar o site da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e clicar em TÁXI, no menu ao lado esquerdo da página, ou acessar diretamente este link.