Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

Prefeitura irá reformar mais de 60 mil m² de calçadas na região da Vila Prudente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Vila Prudente, irá reformar mais de 60 mil m² de calçadas até o final de 2020 com o objetivo de padronizar e acessibilizar as rotas da região, que passam a contar com rampas de acessibilidade e piso tátil.

No último sábado (08/08), a Prefeitura de São Paulo publicou o Decreto 59.670, que criou o Estatuto do Pedestre. O Estatuto prevê diversas ações voltadas para a melhoria das condições de mobilidade na cidade, consolida direitos e deveres dos pedestres, e estrutura uma rede básica de mobilidade a pé, que abrange a requalificação de calçadas e faixas de travessia, bem como a instalação de pisos táteis e iluminação com foco nos pedestres.

"A função da subprefeitura é zelar pelo território e isso passa pela mobilidade. Em consonância ao que pede o prefeito Bruno Covas, todos devem partilhar dos mesmos direitos, inclusive os pedestres, com deficiência ou não, que devem ter assegurada uma calçada acessível e com o padrão esperado para São Paulo", destacou o subprefeito da Vila Prudente, Caio Luz.

Desde 2019 as obras de requalificação das calçadas vêm acontecendo. Para definir os locais, foram consideradas rotas estratégicas ou prioritárias, escolhidas com base nas reclamações dos munícipes no Portal SP156, nas próprias subprefeituras e nos locais em que estão instalados equipamentos públicos com maior tráfego de pessoas.

O decreto que regulamenta o Estatuto do Pedestre traz os parâmetros que deverão ser utilizados sempre que houver intervenções nas vias públicas e estabelece uma série de novas iniciativas que deverão melhorar as condições de mobilidade dos pedestres.