Notícia na íntegra

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2019

Prefeitura intensifica fiscalização de vagas especiais em shoppings

Horário: 00:00
Entre 4 e 22/12, período que antecede o Natal, CET estará presente em grandes centros de compras

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), vai promover a realização de blitze que visam verificar se os motoristas estão respeitando as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência em estabelecimentos privados na cidade de São Paulo. A ação vai ocorrer de 4 a 22 de dezembro, período que antecede o Natal.

A fiscalização em estabelecimentos privados começou em 1º de setembro de 2017, e vem acontecendo de forma contínua em shoppings e supermercados que se adequaram à sinalização correta para as vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET. De acordo com as resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência. A regularização das vagas deve ser realizada conforme o Manual de Sinalização da CET (disponível no site www.cetsp.com.br).

Para utilização das vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico e, ao estacionar, deixá-lo em local visível no painel do veículo. O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a CET por meio da central SP 156.

A fiscalização em vagas especiais é permanente e continua sendo feita normalmente.

Emissão de cartões:

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) emitiu, de janeiro de 2017 a janeiro de 2019, 254.460 Cartões Idoso e 29.615 Cartões Defis na cidade de São Paulo.

Como obter o cartão: 

Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis):

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/cartao_de_estacionamento_defis/index.php?p=3557

Cartão de Estacionamento para Idoso: 
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225

v  Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.

v  Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/), da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn