Sexta-feira, 31 de Julho de 2020 | Horário: 19:29

Prefeitura integra campanha global pela inclusão de migrantes e refugiados nas ações de enfrentamento ao coronavírus

Ação é coordenada pelo Conselho de Prefeitos para Migração (Mayors Migration Council, em inglês) e reúne 10 cidades em todo o mundo

A Prefeitura de São Paulo está participando da campanha de solidariedade global em defesa da inclusão de migrantes e refugiados nos esforços nacionais e multilaterais em resposta à covid-19, coordenada pelo Conselho de Prefeitos para Migração (MMC). O Conselho reúne dez prefeitos e tem como objetivo incentivar a adoção de políticas locais que contemplem as demandas de migrantes e refugiados no pós-pandemia. A participação da cidade de São Paulo nesta iniciativa foi articulada por meio da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura.

Para a campanha, os prefeitos compartilharam as ações implementadas em cada cidade para incluir as comunidades de migrantes e refugiados. A cidade de São Paulo ganhou uma página no site do MMC para divulgar as ações de inclusão para combater o coronavírus no município. Clique aqui para acessar. Como parte desta iniciativa, o MMC divulgou um vídeo no qual os dez prefeitos que compõem o Conselho comentaram sobre a importância dos esforços inclusivos em resposta à Covid-19 para uma recuperação global bem-sucedida. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

“Em São Paulo, enfrentamos a covid-19 de forma séria e transparente. Várias ações estratégicas nos permitiram reabrir gradualmente a cidade, mas isso não significa que a pandemia acabou. Continuaremos monitorando os números e as medidas sanitárias para que a saúde da população seja preservada e nenhum residente de São Paulo seja deixado para trás”, declarou o prefeito Bruno Covas.

“No combate ao coronavírus, todas as ações da Prefeitura de São Paulo são orientadas pela ciência, informações precisas e responsabilidade social. O sucesso das práticas implementadas pela Gestão Bruno Covas na pandemia tornou a nossa cidade um exemplo para outros municípios em diversos países”, comentou o secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Sobre o MMC
O Conselho de Prefeitos para Migração (MMC) é uma iniciativa global liderada por prefeitos para capacitar e permitir que cidades se envolvam na diplomacia migratória e na formulação de políticas nos níveis internacional, regional e nacional. A organização atua para garantir que as respostas globais às questões de migrantes e refugiados reflitam e abordem as realidades do território para o benefício dos recém-chegados e das comunidades que os recebem. Fazem parte deste grupo os prefeitos de Amã (Jordânia), Bristol (Reino Unido), Freetown (Serra Leoa), Kampala (Uganda), Los Angeles (Estados Unidos), Milão (Itália), Montreal (Canadá), Zurique (Suíça) e Atenas (Grécia), além do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.