Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020 | Horário: 18:40

Prefeitura insere 100 novos beneficiários no Programa Operação Trabalho voltado à população de rua

A formação dos participantes inclui oficinas sobre confecção de produtos com resíduos têxteis

A Prefeitura inicia nesta quarta-feira (16) a inserção de 100 pessoas na nova turma de beneficiários no Programa Operação Trabalho, na modalidade População de Rua. A ação, que visa a qualificação profissional dos participantes para o mercado de trabalho e de geração de renda, terá parte das vagas destinadas ao público trans, também em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é uma parceria intersecretarial entre Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social com o Instituto Becei e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

“Cerca de 60 pessoas já passaram pelo programa, que conta com a oportunidade de resgatar a autoestima, de incentivar a geração de renda a fim de que o beneficiário recomece a vida e se reintegre à sociedade. Assim como o anterior, o novo grupo terá contato com o universo da moda e da reutilização de materiais, sendo preparados para a geração de renda focados na sustentabilidade”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A nova turma, que tem entre 19 e 64 anos, conta com pessoas que estão em situação de rua há mais de um ano e recebem suporte de centros de acolhida da Prefeitura como a Casa Florescer e Autonomia em Foco. Nesses locais serão executadas as atividades, em grupos controlados, em decorrência da pandemia pelo coronavírus.

Os novos beneficiários passarão por qualificação profissional em oficinas e workshop sobre o universo têxtil e da moda, se valendo da confecção de produtos e customização de roupas, acessórios e utilidades com os resíduos têxteis produzidos pela indústria do setor de vestuário. Durante as aulas os alunos terão a oportunidade de conhecer os tipos de tecidos e aplicar técnicas para desenvolver artesanato e gerar renda. Estimativas da EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP dão conta que aproximadamente 50 toneladas de roupas e resíduos têxteis são descartados por dia nos aterros sanitários.

“Essas 100 vagas a mais disponibilizadas pelo programa podem mudar efetivamente a vida dessas pessoas que já são tão vulneráveis e marginalizadas, por meio da ressocialização e do resgate da dignidade abalada pela dureza da vida nas ruas. Precisamos, cada vez mais, unir forças para que iniciativas tão positivas quanto essa sejam recorrentes", afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

O Programa Operação Trabalho POP Rua também visa ampliar o processo educacional dos participantes a fim de proporcionar a autonomia para reinserção na sociedade. Quem integra as atividades conta, ainda, com ações de arte-terapia, redução de danos e diversidade para melhorar a autoestima. Em 2019, foram abertas 30 bolsas que resultaram em 30% dos beneficiários no mercado de trabalho.

Os selecionados para o curso receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 731,46, por quatro horas de atividades diárias. Para participar os selecionados devem seguir os critérios já estabelecidos pelo POT como morar há pelo menos dois anos na capital, estar desempregado a mais de quatro meses, não receber seguro-desemprego ou outros benefícios sociais e ter renda familiar igual ou menor que meio salário mínimo.