Sexta-feira, 24 de Maio de 2019 | Horário: 12:28

Prefeitura inicia projeto de requalificação do Largo do Arouche

Iniciativa é realizada por meio de uma parceria com a Associação Viva o Centro; intervenções visam a valorização do desenho histórico da região
1372021-Requalificação do Largo do Arouche

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta sexta-feira (24/05) a primeira etapa das intervenções para revitalização do Largo do Arouche, rota turística na região central da capital. A ação é realizada por meio de uma parceria com a Associação Viva o Centro, que recebeu as doações dos patrocinadores e irá administrar todas as etapas do projeto com a supervisão da Subprefeitura Sé e da SP Obras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Comércio França-Brasil, que fez a captação de recursos junto a empresários.

Segundo o prefeito Bruno Covas, as obras da primeira etapa devem ser concluídas em quatro meses. “O custo total da obra, em todas as suas etapas, é de R$ 3,8 milhões e já foram arrecadados R$ 2,3 milhões. Iniciamos essa primeira etapa e, para a segunda, ficam faltando R$ 1,5 milhão que estamos buscando junto à iniciativa privada para poder formar o mercado de flores”, disse.

O projeto foi desenvolvido pela empresa Egis e prevê a pavimentação e nivelamento do passeio do Largo e instalação de novo mobiliário urbano (bancos, papeleiras, paraciclos, bebedouros, balizadores e guarda-corpos). A proposta é a criação de um grande boulevard de uso público, onde o espaço fica destinado preferencialmente para os pedestres, com uso restrito aos automóveis e veículos de serviço.

Imagem ilustrativa do projeto

As intervenções visam a valorização do desenho histórico da região e o projeto busca dar uma nova opção aos frequentadores do Largo do Arouche, com um espaço requalificado, contemporâneo e que remeta à história mantendo seu traçado original.

O espaço também contará com mais postes de iluminação e quiosques para sanitários, uma base fixa para o policiamento, outra para a comunidade LGBT e uma terceira para os cuidadores da praça.

O acervo artístico (esculturas e bustos) presente na praça será mantido. O mobiliário urbano será instalado de forma a valorizar a visualização do acervo, acentuando assim o contexto histórico e cultural tão presentes no Arouche. A natureza também será preservada com o incentivo a criação de novos espaços para cultivo e hortas comunitárias.

A ação conta com o apoio da Société Générali, Alstom, Saint Gobain, Renault, LVMH, Accor, BNPP – Paribas, Endered-Ticket, Leroy Merlin, AXA, Air Liquide, Veritas, Carrefour, GPA , Air Bus, Pinheiro Neto, Triptyque, Interbrand, Cabrera, Chenut Advogados, SNEF, Estúdio Módulo de Arquitetura, Egis, Engie, Instituto Cidade em Movimento, SETEC e Readymake.

O prefeito Bruno Covas ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.