Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2019 | Horário: 12:06

Prefeitura inicia processo para realização de obras de controle de enchentes na bacia do Ribeirão Perus

Sistema de controle de enchentes da bacia Ribeirão de Perus foi selecionado e incluído no Projeto Avançar, do Governo Federal
1194322-

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), anunciou nesta sexta-feira (4) o processo de licitação para a contratação da empresa que irá elaborar e adequar os projetos executivos das obras de controle de enchentes da bacia do Ribeirão Perus. A estimativa é que os envelopes sejam abertos no próximo dia 10 de janeiro. O projeto foi paralisado na gestão anterior devido ao não cumprimento de um acordo firmado com a Caixa Econômica Federal.

Com cerca de 3,6 Km de extensão, a área receberá intervenções para recuperação do córrego, implementação de áreas de proteção permanente de cursos d’agua, além da construção de uma área de lazer para a população.

Segundo o prefeito Bruno Covas, a ideia é dar respostas definitivas para que tragédias como a que aconteceu no fim de dezembro não voltem a se repetir. “Seguiremos com o trabalho de limpeza mecanizada e manual. É o trabalho que é possível ser feito dentro das limitações para evitar os alagamentos antes dessa grande obra de engenharia”, disse.

Desde maio de 2018 a atual gestão vem trabalhando intensamente para retomar o projeto tendo, inclusive, criado um grupo de trabalho para viabilizar o parque. Em agosto do mesmo ano, o Sistema de Controle de Enchentes da Bacia Ribeirão de Perus foi selecionado e incluído no Projeto Avançar, do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

O projeto foi revisto com prioridade para ações de contenção de enchentes, gerando uma economia aos cofres públicos de R$ 57,4 milhões para construção de 5 reservatórios com capacidade para armazenar 600 mil m³, além do alteamento de 3 pontes e paisagismo. A iniciativa também prevê a redução do número de desapropriações, de 176 para apenas 20.

As tratativas estão em fase final, dependendo da aprovação do Ministério da Fazenda e do Conselho do FGTS para liberação de R$ 132,6 milhões. No último dia 26 de dezembro de 2018, SIURB também assinou contrato com a Caixa para liberação de R$ 200 milhões para o projeto de Perus e para construção de um piscinão na Mooca.

Córrego Ribeirão Perus

A Prefeitura intensificou as ações na região desde a noite do dia 18 e a madrugada do dia 19 de dezembro, quando foram registrados 105,6 milímetros de precipitação na região em apenas cinco horas, o correspondente a metade do volume esperado para dezembro.

Desde a enchente, as esquipes da Prefeitura já retiraram 850 toneladas de detritos das ruas e do córrego. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ofertou atendimento emergencial para 372 famílias que foram afetadas.

As equipes também realizaram visitas em 422 domicílios da região que foram afetados, visando a prevenção de doenças e cuidados com enchentes.  A iniciativa contou com o apoio da Defesa Civil, CET, Subprefeitura de Perus, Amlurb e da Superintendência de Usinas de Asfalto de São Paulo (Spua), que ajudou com equipes de limpeza, hidro jato, varrição e na remoção de objetos.