Sexta-feira, 24 de Junho de 2022

Prefeitura inicia obras de conservação e reforma do Monumento à Independência e da Casa do Grito

Em homenagem aos duzentos anos de Independência do Brasil, a Prefeitura de São Paulo está trabalhando nas obras de melhoria e conservação das instalações do Monumento à Independência e da Casa do Grito, localizados no Parque da Independência, na Zona Sul da cidade. Os trabalhos contam com o gerenciamento da SPObras, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). Com investimento de R$ 3,8 milhões, as intervenções serão concluídas no final de agosto.

Além das melhorias nos espaços destinados à visitação pública, as obras geram mais de 30 vagas de emprego na construção civil. Ao final dos trabalhos, a cidade ganhará mais um ponto para fortalecer o turismo na capital paulista.

Monumento à Independência
Localizado às margens do Riacho do Ipiranga, é o local onde D. Pedro I proclamou a independência do Brasil de Portugal. Atualmente, o monumento conta com três níveis de pisos e o acesso ao último andar só é possível por escadas.

Os trabalhos de conservação no Monumento contemplam a reforma dos banheiros, novas instalações elétricas e hidráulicas, melhoria no sistema de ar condicionado, novo sistema de iluminação para os ambientes internos, além da limpeza dos granitos externos do prédio.

Também será implantada uma plataforma elevatória para acesso ao ambiente da Cripta Imperial, garantindo assim a acessibilidade do local. Serviços gerais também serão executados no pátio externo junto ao Monumento, como a readequação geométrica e solução de problemas de drenagem de águas pluviais.

Casa do Grito
A Casa do Grito está localizada na Praça do Monumento. Seu nome é associado ao quadro “Independência ou Morte” (Pedro Américo, 1888) popularmente conhecido como Grito do Ipiranga, por apresentar características semelhantes à casa pintada no canto superior direito da obra.

O espaço está recebendo nova pintura e novos acessos externos, além da recuperação das trincas existentes. Os dois mirantes localizados próximo à estrutura estão danificados e também serão recuperados.

Riacho do Ipiranga
Além das intervenções nos próprios municipais do Parque da Independência, a SIURB concluiu os projetos de readequação e paisagismo para as margens do Riacho do Ipiranga (no trecho dentro do parque). O edital para contratação das obras deve ser lançado em breve. A previsão de investimento é de R$ 3 milhões.