Terça-feira, 19 de Setembro de 2017 | Horário: 15:37

Prefeitura inicia mutirão de castração de cães e gatos na região da Luz

Parceria com Associação AMPARA Animal possibilitará esterilização dos animais de pessoas em situação de rua
991539-Mutirão de castração de cães e gatos na região da Luz

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Associação AMPARA Animal, começa nesta segunda-feira (18) uma ação na região da Luz que prevê a realização de aproximadamente 60 cirurgias diárias para castração de cães e gatos. A primeira ação acontece na unidade Atende I, localizada na Rua General Couto de Magalhães, 403 – Bom Retiro, das 9h às 17h, com atendimento por ordem de chegada. A parceria com a instituição foi viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social.

“Essa ação que estamos fazendo é justamente para estes animais que estão abandonados nas ruas, com ou sem donos. Uma iniciativa que começa aqui na Luz e a ideia é migrar para outros lugares da cidade, principalmente na periferia”, afirmou o secretário municipal de Investimento Social, Claudio Carvalho.

Os atendimentos serão feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

“Aqui essa ação deve durar seis dias e já temos outros dois locais previstos para prestarmos mais atendimentos à comunidade carente. É uma oportunidade para as pessoas conseguirem fazer a castração e receber atendimento clínico. A pessoa vem, se cadastra, e traz os animais que precisam ser castrados em jejum e conforme os procedimentos passados pelos veterinários”, disse a diretora de marketing da AMPARA Animal, Raquel Facuri.

Para agendar as cirurgias, os interessados devem comparecer previamente para receber as orientações necessárias para o procedimento. Neste agendamento o animal não precisa estar presente.

Com uma atuação de seis dias em cada local – a ideia é que o ônibus circule também em outras regiões -, estima-se a realização mensal de aproximadamente 400 procedimentos de esterilização cirúrgica de cães e gatos apenas neste veículo. No ônibus, os animais atendidos também receberão o Registro Geral Animal (RGA) e serão microchipados. Seus tutores também serão orientados sobre Guarda Responsável.

A equipe de trabalho será composta diariamente por dois integrantes para a realização da coleta de dados e organização do público, dois estagiários responsáveis pela triagem pré-operatória dos animais, três médicos veterinários, sendo um responsável pela anestesia, um pela cirurgia e outro pelo pós-operatório, além de cinco enfermeiros auxiliares.

Essa ação terá o apoio da Vetnil, especializada em produtos veterinários. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

AMPARA Animal
Criada em 2010, a Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que trabalha na captação de recursos para amparar instituições e protetores independentes com ração, medicamentos e atendimento veterinário.

A organização também realiza trabalhos para a conscientização de adultos e crianças sobre o cenário de abandono de animais. Atualmente, a associação conta com cerca de 250 protetores independentes cadastrados, entre São Paulo e Rio de Janeiro, auxiliando mensalmente cerca de 10 mil animais.