Sábado, 3 de Março de 2018 | Horário: 13:54

Prefeitura inicia estudos para polo de comércio e serviços em Cidade Tiradentes

Será licitado estudo de viabilidade econômica para uso de área de mais de 600 mil m² pertencente à Cohab. Investimento previsto é de R$ 500 milhões para a geração de 4 mil empregos na região
914797-20180303_Cidade_Linda_Cidade_Tiradentes_LG_3.jpg

Com o objetivo de fomentar a economia e gerar empregos em Cidade Tiradentes, o prefeito João Doria assinou neste sábado (3) a autorização para o edital de licitação para a contratação de um Projeto de Intervenção Urbanística e Modelagem de Negócio para o distrito localizado no extremo Leste de São Paulo. A previsão de investimentos é da ordem de R$ 500 milhões e a estimativa é que 4 mil empregos sejam criados na região. O edital da concorrência será publicado nesta terça-feira (6) no Diário Oficial.

"Este polo comercial, além de oferecer serviços e lazer para a população de Cidade Tiradentes, vai gerar empregos, através do setor privado, para que as pessoas tenham a oportunidade de  trabalhar perto de suas casas e ter mais tempo para ficar com a família, fazer um curso ou praticar um esporte, podendo ter uma vida mais feliz”, disse o prefeito João Doria.

O objetivo da contratação do projeto é demonstrar a viabilidade econômica da implantação do polo com a instalação de shopping center, centro universitário, lojas de grandes redes comerciais, lanchonetes, equipamentos públicos e parques de lazer em uma área de 685 mil m², pertencente à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), no bairro da Zona Leste.  O terreno está avaliado em cerca de R$ 90 milhões.

O projeto também definirá se o terreno deverá ser vendido a um consórcio de empresas interessado em investir na região ou a possibilidade de o imóvel ser cedido, e a Cohab-SP ser sócia no empreendimento. Estudos realizados pela companhia apontaram para um grande déficit na oferta de comércio, serviços e lazer nesta região.

Empregos

Neste sábado a Prefeitura Regional de Cidade Tiradentes e a Cohab-SP anunciaram uma parceria com a empresa de Contact Center TMKT, de Poá (SP), para a oferta de 200 empregos a serem preenchidos por moradores do bairro. Desse total, 30 vagas serão destinadas a pessoas com deficiência.

Pelo termo de cooperação, a companhia cederá o espaço no Posto de Atendimento Cohab, na sede da Prefeitura Regional, onde um profissional da empresa de telemarketing receberá os candidatos e fará a seleção. As vagas oferecidas pela empresa são de agente de atendimento e de consultor de negócios e há possibilidade de os interessados trabalharem em casa.

Perfil

Cidade Tiradentes é o maior complexo de moradia popular da América Latina, onde vivem cerca de 220 mil habitantes. O desemprego local é de 11,6% - acima do índice da cidade de São Paulo, que é de 10%. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 56% da população economicamente ativa têm faixa de renda entre 1 e 5 salários mínimos.

Neste distrito da Zona Leste, a Cohab-SP construiu, entre 1975 e 1997, 13 grandes conjuntos habitacionais, que somam 40.180 unidades. O bairro foi planejado como um grande conjunto periférico, do tipo “bairro dormitório”. Além dos conjuntos habitacionais, existe também uma “cidade informal”, formada por favelas e pelos loteamentos habitacionais clandestinos e irregulares, instalados em áreas privadas.

A alta concentração populacional - 14.100 habitantes/km² – é acrescida de uma das maiores taxas de crescimento da cidade e de graves problemas sociais. Essa população contabiliza um total de 52.875 famílias residentes no território abrangido pela respectiva Prefeitura Regional. Desse total, 8.064 famílias estão em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade.