Prefeitura inicia em avenida da Zona Leste nova etapa do programa Asfalto Novo

Ação irá beneficiar vias em todas as 32 Prefeituras Regionais da capital; pela primeira vez recursos arrecadados com multas são usados no asfalto

De Secretaria Especial de Comunicação

ATUALIZADO EM 15/03/2018 ÀS 11H30*

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta sexta-feira (10), na Avenida Marechal Tito, entre as Prefeituras Regionais de São Miguel Paulista e do Itaim Paulista, a nova etapa do programa Asfalto Novo. A ação será realizada com recursos municipais e vai recapear vias nas 32 Prefeituras Regionais da capital paulista, com um investimento de R$ 350 milhões.

Deste total, R$ 210 milhões são provenientes do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e os outros R$ 40 milhões serão investidos pela SPTrans no recape de corredores de ônibus. É a primeira vez que o dinheiro arrecadado com as multas será usado para recapeamento do asfalto. Além disso, a Sabesp fará o recapeamento de 400 mil metros quadrados de vias.

Em São Miguel Paulista, os trabalhos serão executados na Avenida Marechal Tito, da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra até a Avenida Deputado José Aristodemo Pinotti. Neste trecho, serão asfaltados 1.800 metros, em uma área total prevista de 21.600 m².

Ainda na Avenida Marechal Tito, mas na área da Prefeitura Regional do Itaim Paulista, será asfaltado um trecho de 5.100 metros, desde a Rua Ivoturucaia até a Dr. Decio T. Leite, uma área de 72.800 m².

A operação contará com a atuação de mais de 30 profissionais da empresa contratada para prestar os serviços com equipes de fresagem e limpeza, aplicação de massa asfáltica, sinalização de obras, engenharia, laboratório, e transporte de equipamentos e materiais. Os trabalhos devem ser concluídos nos próximos dias, dependendo das condições climáticas.

Nesta nova fase, serão 11 lotes diferentes e uma mesma empresa poderá realizar o trabalho em, no máximo, dois lotes. Não haverá pagamento de adicional noturno, o que vai reduzir o custo de mão de obra dos serviços.  A previsão é que o recapeamento de todos os trechos seja finalizado em  fevereiro de do próximo ano (a conclusão dentro deste prazo depende das condições climáticas).

O programa Asfalto Novo traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto e cuidados durante sua aplicação, o que garante maior durabilidade ao recapeamento. Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, uma avaliação do pavimento existente através de levantamentos e inspeções permite a aplicação do asfalto adequadamente à cada via.

Foram priorizadas, entre as principais vias das 32 Prefeituras Regionais, as que estavam com o asfalto mais deteriorado. A ação passará, por exemplo, pelas avenidas Paulista (Centro), Elisío Teixeira Leite e Engenheiro Caetano Álvares (Zona Norte), Jorge João Saad, Nazaré, Interlagos e Estrada de Pirajussara (Zona Sul), Doutor Assis Ribeiro, Marechal Tito, Engenheiro Feijó Bittencourt, Doutor Francisco Mesquita, Aricanduva, Mateo Bei, Afonso Sampaio e Souza e Estrada de Poá (Zona Leste) e Avenida Heitor Antonio Eiras Garcia (Zona Oeste).

Operação Tapa-Buraco

Ainda com o objetivo de melhorar a qualidade das vias da cidade, a Prefeitura investe, mensalmente, R$ 10 milhões extras para ações de tapa-buracos em todas as Prefeituras Regionais. Além disso, iniciou um amplo mutirão para zerar as demandas de tapa-buracos recebidas pelo 156. São mais de 53 mil pedidos que deixarão de existir. As regionais Pirituba, Vila Maria, Perus, Guaianases, Ermelino Matarazzo, Cidade Tiradentes, Vila Mariana, São Miguel, São Mateus, Jaçanã, Mooca, Aricanduva, Cidade Ademar e Vila Prudente já conseguiram zerar suas demandas. Todos os buracos estão sendo monitorados e vistoriados por meio de um aplicativo exclusivo. Vale lembrar que há pedidos em aberto para esse tipo de serviço desde 2010.

* O conteúdo foi atualizado na data porque havia um erro de informação que precisou ser corrigido