Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019 | Horário: 17:46

Prefeitura inicia cronograma de análise técnica em mais 40 pontes, viadutos e passarelas

Após concordância do Tribunal de Contas para contratação de laudos estruturais sem a vistoria visual, trabalhos são adiantados em mais de 30 dias

Atualizado em 06/03/2019 às 17h

Após a Prefeitura conseguir a concordância do Tribunal de Contas do Município (TCM) de realizar a contratação de laudos estruturais para pontes e viadutos sem a necessidade de vistorias visuais, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou a elaboração de um cronograma para estabelecer um plano de trabalho com as empresas com melhor qualificação técnica no chamamento público para análise de mais 40 pontes, viadutos e passarelas. Até o momento foram inspecionadas 33. A concordância do TCM permitirá que a PMSP realize os trabalhos com um ganho de tempo de pelo menos um mês.

Seguindo as regras anteriormente estabelecidas pelo TCM, a SIURB já realizou a vistoria visual em 33 pontes e viadutos.  No primeiro lote foram 11 vistorias, das quais em oito já foi dada ordem de serviço para a realização, por emergência, dos laudos estruturais: Casa Verde, Jânio Quadros, Bandeiras, Freguesia do Ó, Cruzeiro do Sul, Tatuapé, Ponte Dutra - acesso Expressa, Ponte Dutra - acesso Marginal. Para as pontes do Limão e Aricanduva, além do viaduto General Milton Tavares, será feita licitação pública para contratação dos trabalhos.

Ainda seguindo os critérios do TCM, nesta quinta-feira (31) serão publicadas no Diário Oficial da Cidade de São Paulo seis novas contratações emergenciais para empresas realizarem as radiografias das estruturas das seguintes Obras de Arte Especiais (OAE): Ponte Eusébio Matoso, Cidade Universitária e Cidade Jardim, e os viadutos Gazeta do Ipiranga, Grande São Paulo e General Olímpio da Silveira. Estas OAEs integram o segundo lote de 13 vistorias visuais, das quais os laudos de sete viadutos serão contratados por meio de licitação pública. São eles: Pacheco Chaves, Paraíso, Pedro de Toledo, Alcântara Machado, General Euclides Figueiredo, Comendador Elias Nagib Breim e Engenheiro Alberto Badra.

Um novo lote com nove vistorias ficará pronto na próxima terça-feira (5/2) com os seguintes viadutos: Naor Guelfi, Miguel Monfarrej, Carlos Ferraz, Brigadeiro Luís Antonio, General Marcondes Salgado, Jabaquara, João Julião da Costa Aguiar, Major Quedinho e Washington Luis. Quando concluídos os trabalhos, haverá a indicação de quais laudos serão emergenciais ou licitados.

Quando a SIURB concluir os laudos e obras das 73 OAEs, terá atendido ao extinto Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2007, que vinha sendo cumprido até 2012, mas foi abandonado pela gestão anterior e retomado pela atual. A secretaria, no entanto, continuará executando os trabalhos até atingir as 185 pontes e viadutos sob a responsabilidade do município, como determinou o prefeito Bruno Covas. Importante lembrar que a SIURB também está realizando um novo cadastramento de OAE.

Lista das 40 Obras de Arte Especiais:

Viaduto Glicério

Viaduto Domingos de Moraes

Viaduto Pacaembu (sobre o trem)

Passarela Ciccillo Matarazzo

Viaduto Incinerador Vergueiro

Ponte Piqueri

Viaduto Bresser

Viaduto Arapuã

Passarela do INCOR

Viaduto Jacareí

Ponte do Jaguaré