Sábado, 11 de Abril de 2020 | Horário: 11:00

Prefeitura inicia instalação de pias nas comunidades de São Paulo

Serão colocadas cem peças em toda a cidade; ação faz parte das atividades de combate à covid-19

Atualizado em 13/04 às 18h40

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), irá instalar cem pias em pontos estratégicos das comunidades e ocupações mais vulneráveis e sem o mínimo de infraestrutura urbana de São Paulo. Nesta fase inicial serão colocadas 20 peças. Entre as comunidades que receberão os equipamentos para higienização estão as comunidades Alba e Vietnã (Zona Sul); Água Branca, Camarazal e Água Podre (Zona Oeste) e Viela da Bica (Zona Norte). O trabalho, que faz parte das ações de prevenção e combate à covid-19 (doença provocada pelo coronavírus), será realizado com o apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Os demais pontos estão sendo definidos pelo departamento social da Secretaria Municipal de Habitação. A ação também tem o objetivo de apontar quais locais mais necessitam de doações de alimentos e kits de higiene que serão realizadas pela Prefeitura, em parceria com a Cruz Vermelha, por meio da Campanha Cidade Solidária.

Ações já realizadas

Nesta semana foram distribuídas cestas básicas na comunidade de Heliópolis para entidades parceiras da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que atuam na região. A Subprefeitura Campo Limpo intensificou as ações de limpeza em Paraisópolis e nas demais comunidades de sua área administrativa.

Saúde

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Atenção Básica e seus equipamentos de saúde, está promovendo outras diversas ações para garantir o atendimento e a informação às comunidades. Entre elas, destacam-se o direcionamento dos Agentes Comunitários de Saúde e equipes multidisciplinares para atividades de combate à covid-19, vacinação do H1N1, utilização de várias ferramentas de comunicação para atingir de forma mais efetiva a divulgação dos sinais, sintomas e forma de prevenção da doença (carro de som e cartazes, entre outros), assim como estímulo ao isolamento social. Também fazem parte das iniciativas a orientação de acordo com a realidade do local, reforço aos cuidados de higiene  individual e da residência, monitoramento de casos com sintomas leves de gripe por meio de contato telefônico, e se necessário, visita domiciliar.