Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020

Prefeitura inaugura UPA 24 horas na Zona Norte

Horário: 00:00
Unidade de Pronto Atendimento Jaçanã amplia a capacidade de atendimento de urgência e emergência na Zona Norte da capital
1540233-UPA Jaçanã

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta quinta-feira (20), na Rua Ester Elisa, 229 - a terceira Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte da capital, a UPA Jaçanã. A unidade funcionará todos os dias da semana, durante 24 horas, e trata-se da 14ª UPA da cidade de São Paulo.

“Eu, que passo por um problema de saúde, sei o quanto ter um atendimento rápido e eficaz é importante para poder dar sobrevida a nossa população”, afirmou o prefeito Bruno Covas, por meio de um vídeo exibido durante a inauguração. Segundo o prefeito, o investimento no equipamento foi de R$ 7 milhões.

No espaço, será possível realizar 33.560 atendimentos por mês. O equipamento atende a todas as normas de acessibilidade vigentes e conta com oito consultórios médicos, sete leitos de emergência, 16 de observação adulto, sete leitos de observação infantil e dois de observação em isolamento. Também há três salas de avaliação de risco, sala de raio x, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, psiquiatria, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios.

A UPA é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde Norte e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Essa UPA vai desafogar as demandas do Pronto Socorro no Hospital São Luiz Gonzaga e agilizar os atendimentos”, disse a moradora da região, Maria Madalena Figueiredo.

No local, a população contará com os serviços de urgência e emergência, odontologia e psiquiatria, exames de raios-x, laboratoriais e eletrocardiografia. Para o atendimento, foram admitidos 376 funcionários, entre técnicos de saúde e da área administrativa. A estrutura física da UPA é composta por 32 leitos de observação adulta e infantil, incluindo de emergência e isolamento. Para a construção, aquisição de equipamentos e mobiliários a unidade de saúde contou com R$ 9,1 milhões de investimentos da Prefeitura de São Paulo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, os equipamentos de Saúde dessa região também atendem moradores dos municípios da região metropolitana. “Nossas unidades funcionam de porta aberta. Não mandamos ninguém embora, independente da pessoa morar em São Paulo ou não”, destacou.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã foi implementada em um terreno de 3.065 m² e possui 1.778 m² de área construída. A obra foi retomada em junho de 2017 pela atual gestão e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB).