Sexta-feira, 9 de Novembro de 2018 | Horário: 16:37

Prefeitura inaugura salão nobre na sede da Secretaria Municipal da Fazenda

Espaço tem capacidade para receber até 83 pessoas e levará o nome de José Police Junior, em razão da dedicação do ex-servidor à administração pública
1559839-Inauguração do Salão Nobre José Police Junior . SMF

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (9) o salão nobre no 25º andar do Edifício Othon, sede da Secretaria Municipal da Fazenda. O espaço na Praça do Patriarca é confortável para a realização de formações, reuniões e eventos solenes da pasta, e levará o nome de José Police Júnior, em razão da relevância dos serviços prestados e dedicação do ex-servidor à administração pública.

O salão tem capacidade para receber até 83 pessoas e conta com sistema audiovisual com telão, projetor e caixas de som. A inauguração se insere no contexto mais amplo da transferência das atividades da Secretaria da Fazenda, até então localizada em três endereços, para um único espaço, otimizando a atuação dos servidores e melhorando o atendimento aos munícipes.

"O funcionamento da sede da Secretaria da Fazenda neste local, onde funcionava o Othon Palace Hotel, não marca apenas a retomada do centro de São Paulo, que queremos tornar mais bonito, mas também uma economia de recursos. A partir de agora, estamos concentrando todos os setores da secretaria em um único endereço e economizando com os aluguéis, que tinham um valor muito alto. Além disso, homenageando Police Junior, estamos homenageando a todos os servidores que tanto se dedicam à São Paulo", afirmou o prefeito Bruno Covas.

"Esta homenagem ao meu pai mostra o quanto é importante servir à cidade e fazer de tudo para que ela tenha um andamento perfeito. Será um espaço glorioso para a Secretaria da Fazenda.", declarou o vereador Police Neto.

Para o secretário da Fazenda. Caio Megale, a inauguração do salão nobre significa a finalização da jornada de forma honrosa:

"Hoje concluímos um sonho que teve início há seis anos homenageando o Police, que era uma referência para vários servidores. Espero que este local ajude a tornar mais eficiente o trabalho da secretaria", disse.

Desde fevereiro de 2018 a pasta da Fazenda ocupa as dependências do prédio (a maior parte dos servidores já trabalha no edifício), restando apenas a mudança do gabinete do secretário, algumas assessorias técnicas e a subsecretaria de orçamento, que hoje ocupam o 12º andar do Edifício Matarazzo.

Com início em novembro de 2015, a reforma do edifício Othon custou cerca de R$ 69 milhões e foi financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária, voltado à melhoria da qualidade do gasto público; e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros.

O prédio conta com um moderno Centro de Atendimentos, com capacidade de receber cerca de 1.500 munícipes por dia para orientações e serviços relacionados ao pagamento de tributos e emissão de certidões. Cerca de 1.200 servidores efetivos e cem terceirizados trabalham no edifício.

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) funciona no térreo e 1º andar, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Ele é acessível para pessoas com deficiência e segue o padrão de modernas estruturas de atendimento de instituições privadas. Para maior comodidade, o atendimento da secretaria é realizado com hora marcada por meio do agendamento online.

Histórico

Localizado no Centro da cidade, o edifício do antigo Othon Palace Hotel foi um dos ícones da hotelaria paulistana e referência em hospedagem de luxo no Brasil. Inaugurado no ano de 1954, hospedou diversas figuras ilustres, como celebridades e chefes de Estado, a exemplo do príncipe herdeiro do Japão, Akihito, em 1967, e da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, em 1968, além de artistas como a cantora Ella Fitzgerald e o cantor e pianista Nat King Cole. Em 1978, entrou na lista dos “300 melhores hotéis do mundo” pela Harpers Queen, conceituada revista focada na alta sociedade britânica.

No final de 2008, contudo, após 54 anos de funcionamento, o Othon Palace encerrou as atividades, em decorrência da forte concorrência e da migração dos hóspedes para hotéis na região das avenidas Paulista e Luís Carlos Berrini. Em 2009, o edifício foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura e desapropriado em 2013, por R$ 31,9 milhões.

José Police Júnior

Servidor de carreira da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico – atual Secretaria Municipal da Fazenda – ao longo de mais de três décadas, José Police Júnior contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de técnicas de planejamento, gestão financeira e tributária que se tornaram referência na administração municipal.

Aprovado em concurso, em 1972, para o cargo de Inspetor Fiscal, exerceu diversos postos na Secretaria até se aposentar em 2006. Destacou-se atuando especialmente na área de orçamento, como chefe da Assessoria Técnica de diferentes governos paulistanos.