Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021 | Horário: 16:42

Prefeitura inaugura República Jovem na região da Penha

Com a nova unidade, a rede socioassistencial passa a contar com 90 vagas em 15 casas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou nesta terça-feira (23/02), na região de Penha, Zona Leste da capital, a República Jovem Penha, que tem o objetivo de acolher e fortalecer a inclusão social e a conquista da autonomia.

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, a ampliação de vagas é muito importante para esses jovens. “Em nome do prefeito Bruno Covas, a inauguração de uma mais unidade é a realização de um sonho para essa população que precisa de política pública”, afirma. “Estamos no caminho para trabalhar a autonomia destes jovens para que sejam protagonistas de suas histórias”, completou.

Esta república tem três unidades (masculinas e femininas) destinadas a atender jovens com idade acima de 18 anos que foram abandonadas por suas famílias ou com vínculos fragilizados, em situação de vulnerabilidade social e sem condições de moradia. Os acolhidos devem ter autonomia financeira para contribuir com as despesas da casa e podem permanecer até os 21 anos.

Um dos moradores da casa, Matheus Barros dos Santos, 19 anos, cursa o segundo ano do ensino médio e está participando do processo seletivo para trabalhar como Agente SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Nas repúblicas há acompanhamento de um profissional para gestão coletiva da moradia, apoio na construção de regras de convívio, definição da forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.

O serviço é administrado pela SMADS por meio de parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (Apoio), com repasses mensais de R$ 41 mil, e têm capacidade para acolher um grupo de até 18 jovens que poderão ser encaminhadas a outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e demais políticas públicas.

O mobiliário da casa é feito por repasse de verba de implantação e também por contrapartida. Os imóveis contam com quartos (um com acessibilidade), banheiros, cozinha, sala e a área externa, e os moradores contarão com acompanhamento de gerente, assistente social e pedagoga.

Com a nova unidade, a rede socioassistencial da SMADS conta com sete Repúblicas para Jovens com 15 casas e dispõe 90 vagas nas regiões da Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Lapa, Pirituba/Jaraguá, (Itaquera e Penha - inauguradas em fevereiro deste ano). O município também tem quatro Repúblicas para Adultos (16 casas), com 195 vagas, nas regiões da Sé, Santana e Mooca.

As vagas são referenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também podem ser viabilizadas por meio de órgãos do sistema de garantia de direitos.

Também participaram da solenidade, Gutemberg Sousa da Silva (presidente da Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste - Apoio) e a equipe da assistência social.