Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017 | Horário: 13:00

Prefeitura inaugura primeiro Espaço Vida na Rua Prates

No espaço, há dois Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), um Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua e um canil
1239352-20170921 Inaguracao do Espaco Vida Prates Lg

A Prefeitura de São Paulo entrega nesta quinta-feira (21), na Rua Prates, 1.101, Bom Retiro, o primeiro Espaço Vida para pessoas em situação de rua da capital paulista. O programa prevê a reestruturação dos abrigos municipais com recursos de empresas da iniciativa privada.

“Eu fico muito feliz a cada passo que nós damos em favor dessas pessoas, que precisam de apoio e de ajuda. Isso me toca muito o coração, ontem com a inauguração do CTA no Butantã, hoje com a entrega deste complexo ampliado, reformado e adaptado para receber pessoas com deficiência. Fizemos melhorias em seu atendimento, na alimentação, nos serviços e no entretenimento, inclusive com uma lavanderia, que era uma reivindicação antiga dessas pessoas”, afirmou o prefeito João Doria.

A ação foi viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social (SEIS). O novo Espaço Vida está localizado no antigo Complexo Prates, e conta com dois Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) que atendem, no total, 260 homens para acolhimento e 160 homens para atividades de convivência durante o dia. Um dos CTAs, com 150 vagas para acolhimento de homens, funciona em um espaço onde antes era um centro de acolhida, que recebeu uma reforma geral para se integrar ao novo modelo.

“A nossa ideia é todo dia trabalhar duro e forte para fazer novos projetos e novos equipamentos, reformar, adequar e modernizar equipamentos que já estavam em uso, como é o caso deste, tudo para dar um atendimento mais digno para quem precisa e ter uma cidade melhor”, afirmou o secretário municipal de Investimento Social, Claudio Carvalho.

Também há um canil e um Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, que funciona durante o dia como porta de entrada dos moradores em situação de rua nos serviços da rede socioassistencial. Apenas no núcleo, 300 pessoas podem almoçar, tomar banho, lavar roupas, usar os banheiros e receber o atendimento social, além de ser encaminhado para outros serviços da Prefeitura de acordo com a sua demanda.

O espaço foi reestruturado com reformas na quadra poliesportiva do Núcleo de Convivência, obras nas lavanderias, instalação de máquinas de lavar roupa, construção de um canil com cerca de 10 vagas e revitalização dos jardins. As obras foram doadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon).

As ações para inauguração do Espaço Vida também contaram com o apoio das Casas Bahia, que doou máquinas de lavar roupas para as lavanderias, e do artista Binho Ribeiro, que fez um grafite no terreno. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

“Este é um espaço muito importante para a população de rua, que estava abandonado, com gente dormindo na quadra, onde já tivemos muitos campeonatos. Agora estamos entregando este centro maravilhoso, recuperado, com mais qualidade no atendimento”, destacou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará.

O novo Espaço Vida funciona 24h por dia. O equipamento é administrado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana (SAEC).

Na mesma região, há um Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais, o primeiro serviço desse tipo implementado no Brasil, com capacidade para acolher 30 mulheres, um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) e uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA).