Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

Prefeitura inaugura novo prédio e dobra vagas do CEI Samir Rachid Saliba

Com as novas instalações, a creche, localizada no Tatuapé, passa a atender 167 crianças de até 3 anos
1309901-Visita Inaugural das Novas Instalações do CEI Samir Rachid Saliba

O prefeito Bruno Covas visitou nesta quarta-feira (18) o novo prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) Samir Rachid Saliba, na Zona Leste da capital. Na atual instalação, a unidade passa a atender o dobro de alunos, ampliando de 79 para 167 o número de vagas para crianças de até três anos.

Foram investidos R$ 4.448.082,78 na construção da creche, com verbas da Prefeitura e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). O imóvel tem 920 m² de área construída em um total de 1.384,50 m² e está localizado na Rua Serra de Botucatu, 350, no Tatuapé.

O CEI conta com medidas sustentáveis em sua concepção, como a captação de água de reuso para o abastecimento das descargas dos sanitários e o uso de placas de energia solar para o aquecimento da água dos banheiros. A unidade tem nove salas de aula, solarium, parque e brinquedoteca, que estimulam atividades de acordo com a idade dos menores. O prédio também conta com elevador.

O CEI atende crianças nas faixas etárias de Berçário 1 (0 a 11 meses) e 2 (1 ano a 1 ano e 11 meses) e Minigrupos 1 (2 anos a 2 anos e 11 meses) e 2 (3 anos a 3 anos e 11 meses) e sua gestão é direta. O corpo docente é formado por 34 professores e mais 24 funcionários no quadro de apoio.

O novo prédio tem cozinha e dois refeitórios, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), em uma jornada de dez horas de atendimento, das 7h30 às 17h30.

“Investir na primeira infância é a melhor e mais justa política de equidade. São Paulo realizou a maior expansão de vagas em creche nos últimos 15 meses. Foi alcançada, também, a menor fila para um mês de março”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Menor demanda da história

No último mês de março foi registrada a menor demanda por vaga em creche na rede municipal. Em 31 de março, a fila era de 57.819 mil pedidos, 30 mil a menos que o mesmo período no ano passado. Ou seja, uma queda de 34% em relação a 2017.

A criação de vagas também foi recorde. Foram matriculadas mais 27,5 mil crianças de zero até três anos em Centros de Educação Infantil (CEIs) de janeiro de 2017 a março deste ano. Além disso, mais 90 convênios foram assinados, o que deve criar mais 14,2 mil vagas.

Também foram retomadas 26 obras de unidades de Educação Infantil, sete delas já inauguradas, incluindo o novo prédio do CEI Samir Rachid Saliba, o CEI Cidade Líder, o CEI Vera Cruz e o CEI Manoel Rodrigues Santiago, todos localizados na Zona Leste.