Quinta-feira, 6 de Agosto de 2020 | Horário: 14:22

Prefeitura inaugura novas instalações de equipamentos de Saúde na Zona Sul da capital

CAPS Álcool e Drogas São Luiz e Unidade Básica de Saúde (UBS) Zumbi dos Palmares foram reformados
894711-Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas III Jardim São Luiz

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou nesta quinta-feira (06/08), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD) III São Luiz e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Zumbi dos Palmares, na Zona Sul da capital.

+ Prefeitura entrega novas instalações da UBS Zumbi dos Palmares

“O total de investimento, nos dois locais, foi de R$ 1,5 milhão, para poder ter mais serviços. No CAPS III, agora nós temos camas para atender a população que não precisa ser internada ou que sai de alguma internação relacionada a álcool e drogas”, explicou o prefeito Bruno Covas. “A UBS agora passa a ter o serviço odontológico pra atender a população da Zona Sul”, completou.

O CAPS fazia parte da categoria AD II e foi reclassificado para AD III, o que garante serviço ambulatorial de atenção contínua e funcionamento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Além disso, a capacidade de atendimento passa a ser de 300 pacientes por mês.

U.F., que faz tratamento no CAPS, destaca que os profissionais o procuram até quando ele não vai ao serviço. “Não tenho do que reclamar. Os profissionais são muito gente boa. Agora é tentar se recuperar e ficar tranquilo”, disse.

A unidade, que continuará assistindo pacientes da área de saúde mental e dependência química, realiza acolhimentos, atendimentos à familiares, atividades individuais, e antes da pandemia, coletivas.

A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, para acolhimento externo e outras atividades, e, de segunda a segunda, para pacientes inseridos na hospitalidade noturna.

Um dos diferenciais do CAPS AD III São Luiz é que o SAMU atuará como um Suporte Avançado de Vida (SAV), com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e um condutor. Prioritariamente, serão atendidos casos relacionados à saúde mental, mas outras ocorrências também serão recebidas.