Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018

Prefeitura inaugura EMEI Parque Savoy City, na Zona Leste de São Paulo

Unidade atende distrito de Cidade Líder e tem capacidade para 453 alunos de pré-escola, entre quatro e cinco anos
946742-INAUGURAÇÃO da EMEI PARQUE SAVOY CITY

O prefeito João Doria inaugurou nesta quinta-feira (22) a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque Savoy City. A unidade beneficia moradores do distrito de Cidade Líder, na Zona Leste de São Paulo, e possui capacidade para 453 alunos de pré-escola, de quatro a cinco anos. O atendimento para esta etapa teve a fila zerada pela atual gestão em maio do ano passado.

"Dedicamos esta EMEI aos pais e mães da região que trabalham e que sabem que podem deixar seus filhos em um local seguro, com professores e funcionários dedicados”, afirmou João Doria.

Durante a inauguração, o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneirder, enfatizou que a Educação Infantil é uma prioridade para São Paulo. "Em um feito histórico, alcançado por poucas cidades no país, acabamos com a fila de espera para a pré-escola, garantindo ensino de qualidade para esta etapa tão importante no desenvolvimento das crianças”, disse.

O prédio recebeu investimento de R$ 4.399.334,95 e tem 1.260 m² de área construída em um total de 2.315 m². Ele conta com uma série de medidas sustentáveis em sua concepção. Uma delas é o sistema de captação de água de reuso por tubulações e caixas, com capacidade de 12 mil litros, que abastece as descargas dos sanitários. O aquecimento da água utilizada nos banheiros é feito por placas de energia solar.

A EMEI possui oito salas de aula e uma de leitura, além de parque e brinquedoteca. Todos os espaços são utilizados para contribuir com o aprendizado e o convívio das crianças, para seu pleno desenvolvimento social e pedagógico.

A unidade tem cozinha e refeitório, onde são servidas duas refeições diárias: um lanche e almoço ou jantar, conforme o turno. O atendimento é realizado em dois períodos de seis horas: das 7h às 13h e das 13h às 19h. O corpo docente é formado por 36 professores e mais 11 funcionários que trabalham no quadro de apoio. A EMEI atende crianças nas faixas etárias de Infantil I (4 anos a 4 anos e 11 meses) e Infantil II (5 anos a 5 anos e 11 meses).

Fila da pré-escola zerada
Em 2017, São Paulo conseguiu o feito histórico de zerar a fila de espera por vagas de pré-escola nas EMEIs em apenas cinco meses de gestão. Hoje, um pedido de matrícula para crianças de 4 e 5 anos é atendido em, no máximo, um mês, seguindo a mesma dinâmica do Ensino Fundamental.