Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2018

Prefeitura inaugura creche para mais de 190 crianças na Zona Sul

Horário: 00:00
Centro de Educação Infantil Alice de Souza Lima, em Cidade Dutra, serve também às comunidades de Jardim do Alto e Parque Santana
1667616-INAUGURAÇÃO do CEI (CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL) Alice de Souza Lima

A Prefeitura inaugurou, nesta terça-feira (6), o Centro de Educação Infantil (CEI) Alice de Souza Lima, na Zona Sul. A creche tem capacidade para receber 194 crianças do distrito de Cidade Dutra, atendendo as comunidades de Jardim do Alto e Parque Santana.

O prédio do CEI tem 2.365 m² de área total, sendo 1.062 m² construídos. A unidade conta com nove salas de aula, solarium e parque, além de brinquedoteca, cozinha e refeitório. Na creche são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar) durante uma jornada de dez horas de atendimento.

A equipe da Alice de Souza Lima é formada por 21 professores e outros nove funcionários, que atendem crianças nas faixas etárias de Berçário 1 e 2 (0 a 2 anos) e Minigrupos 1 e 2 (2 a 3 anos).  “Cada unidade inaugurada é uma conquista, mas ainda há trabalho a ser feito. A demanda por creches, assim como por escolas, é contínua. Por isso, seguiremos neste ritmo”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O CEI Alice de Souza Lima é administrado via convênio com o Centro de Apoio à Saúde e Assistência Social (CASAS), que recebe um repasse mensal da Prefeitura de R$ 121.981,60. O investimento total para a implantação do CEI foi de R$ 4.639.680,59, parte com recurso do Tesouro.

Menor fila da história

De acordo com balanço relativo a dezembro, mês usado como referência para cálculo de demanda nos últimos dez anos (em 2007 a administração municipal passou a contabilizar de maneira unificada os pedidos por vagas, trimestralmente), São Paulo chegou à menor demanda por creche da história: 44.094 pedidos.

Trata-se da maior queda registrada até hoje. A redução foi de 32% em relação às 65 mil crianças na fila em dezembro de 2016 (confira a fila, no gráfico abaixo, ano a ano). Com a criação recorde de 26 mil vagas em 2017, a cidade ultrapassou, pela primeira vez, o marco de 300 mil crianças atendidas em 2,2 mil creches.

Ampliar convênios com organizações civis em todas as regiões de São Paulo foi o objetivo da Prefeitura para atingir esta meta. Este ano, a Secretaria Municipal da Educação adequou as parcerias ao Marco Regulatório, criando mais camadas de fiscalização e ampliando a transparência, o que garante a qualidade do atendimento dos CEIs conveniados.

Fila da pré-escola zerada

Em 2017, a Prefeitura conseguiu, em apenas cinco meses de gestão, zerar a fila de espera por vagas de pré-escola nas EMEIs. Hoje, um pedido de matrícula para crianças de quatro e cinco anos é atendido em, no máximo, um mês, seguindo a mesma dinâmica do Ensino Fundamental.

ANO A ANO – DEMANDA POR CRECHE EM SP