Sábado, 26 de Novembro de 2022 | Horário: 17:55

Prefeitura inaugura complexo habitacional em Heliópolis com entrega de 221 moradias

O condomínio residencial faz parte do Programa Urbanização de Favelas da Sehab e é composto por 14 prédios interligados
1208995-Entrega de Unidades Habitacionais do Entrega do Residencial Vitória

O prefeito Ricardo Nunes entregou na manhã deste sábado (26) mais 221 chaves das unidades habitacionais do Residencial Vitória - Condomínio B (Gleba B - Juntas Provisórias) aos futuros moradores do complexo que reúne 14 prédios interligados. O total de apartamentos no condomínio é de 420. O projeto inicialmente foi dividido em duas fases, sendo que 199 unidades foram entregues numa primeira etapa, em 2014.

Segundo o prefeito, a finalização das obras antes do final do ano foi uma solicitação em virtude das festas natalinas. “Como dia 25 de dezembro é Natal, pedi para a empresa construtora agilizar até o dia 26 de novembro a entrega das chaves. Com isso, os novos moradores terão um mês para passar o Natal diferente, mais feliz e em nova moradia”, disse Nunes.

As 221 famílias beneficiadas foram removidas em 2008 em razão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e estavam recebendo auxílio aluguel até serem atendidas com a moradia definitiva. Essas unidades fazem parte da meta da Prefeitura de entregar 49 mil imóveis até o final de 2024. “A nossa gestão tem um olhar diferenciado para a habitação. O nosso compromisso é possibilitar as famílias morarem com dignidade. Já entreguemos 4853 unidades habitacionais”, destacou.

Segundo o prefeito, a Cidade avança rapidamente na questão de habitação. Nunes citou o projeto de lei que a Câmara deve votar na próxima semana que atualiza a legislação que trata do licenciamento das unidades de Habitação de Interesse Social (HIS). “Agora para o licenciamento será necessário apenas auto declaratório para antecipar em um ano  a aprovação dos projetos”, explicou o prefeito

Residencial Vitória

O conjunto entregue hoje faz parte do Programa Urbanização de Favelas da Sehab que contou com investimentos de R$ 119 milhões. Dos recursos aplicados R$ 59 milhões da Prefeitura; R$ 57,3 ilhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) e R$ 2,3 milhões do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental (FMSAI).

A infraestrutura do empreendimento tem uma área de 5.321,53 m², inclui unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais, pista de cooper com arquibancada, áreas de convivência com bancos na praça central, lazer condominial coberto para atividades variadas e playground. Os apartamentos de 45m² possuem cozinha, área de serviço, banheiro, dois dormitórios e sala de estar. Ainda há quatro lojas de 20m² para as atividades empreendedora no Complexo.

“Hoje vocês estão recebendo as chaves de seus sonhos, mas temos 189 mil pessoas na fila da Cohab e outras 21 mil famílias recebendo auxílio aluguel, no valor total de R$ 110 milhões, ao ano. Por isso, temos que acelerar a entregar dos imóveis, pois não existe dignidade maior do que ter próprio teto para cuidar da família. Esse prédio é um exemplo que não estamos parados na questão da habitação”, disse Ricardo Nunes aos moradores do Heliópolis.

“Vamos soltar o edital que está no Tribunal de Contas para a Prefeitura comprar 45 mil unidades habitacionais para a população que continua no auxílio aluguel e no cadastro da Cohab. Temos hoje mais de 13 mil unidades que serão entregues até o fim de 2024.

A cidade de São Paulo teve coragem de criar um programa habitacional ousado e diferenciado que é o Pode Entrar, referência a nível nacional. Com dinheiro do governo estadual e federal, tenho certeza que a capital vai diminuir ou zerar o déficit habitacional”, complementou o secretário municipal de Habitação João Farias.

Heliópolis

A Sehab planeja entregar até 2024 em Heliópolis, cerca de 10 mil unidades em diferentes estágios. Serão 632 moradias em obras a serem iniciadas a partir de convênio firmado entre Sehab, CDHU e PAC; 120, em fase de montagem do edital, além de 3.500 apartamentos que serão viabilizados por meio de Parceria Público Privada (PPP) da Habitação Municipal.

Desde 2017, foram entregues mais de 19,7 mil unidades habitacionais diretamente pelo município em parceria com os governos estadual e federal. Entre 2021 e 2022 foram entregues 4.632 unidades. Outras 12 mil novas moradias estão em obras, além das unidades viabilizadas pelo Pode Entrar.