Terça-feira, 6 de Março de 2018 | Horário: 18:15

Prefeitura inaugura CEI Vera Cruz na Zona Leste da capital

Creche vai atender 209 alunos de até três anos de idade
915082-CEI Vera Cruz . Ermelino Matarazzo

O prefeito João Doria inaugurou, nesta terça-feira (6), o Centro de Educação Infantil (CEI) Vera Cruz, na Zona Leste da capital. A unidade atenderá 209 alunos de até três anos de idade. Na última sexta-feira (2), a região também foi beneficiada com o CEI Cidade Líder (160 vagas) e, em novembro, com o CEI Manoel Rodrigues Santiago (112 vagas), somando 481 vagas em creches na região.

“A inauguração de um Centro de Educação Infantil é resultado de muito trabalho e planejamento, para atender as regiões que mais precisam. Também é um passo importante para toda a comunidade. Vamos continuar seguindo em frente, porque ainda há muito a ser feito”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O prédio recebeu investimento de R$ 4.786.305,12 e tem 920 m² de área construída, em um total de 2.679,70 m². Uma série de medidas sustentáveis faz parte de sua concepção, como o sistema de captação de água de reuso por tubulações e caixas, que abastecem as descargas dos sanitários. Já o aquecimento da água utilizado nos banheiros é feito por placas de energia solar.

Além de nove salas de aula, o CEI tem solarium, parque e brinquedoteca, rampas de acessibilidade e elevador.

A unidade conta também com cozinha e refeitório, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) em uma jornada de dez horas de atendimento, das 7h às 17h. O corpo docente é formado por 20 professores e mais 12 funcionários no quadro de apoio.

O CEI atende crianças nas faixas etárias de Berçário 1 (de 0 a 11 meses) e Berçário 2 (de 1 ano a 1 ano e 11 meses). Conta também com atendimento para Minigrupos 1 (de 2 anos a 2 anos e 11 meses) e Minigrupos 2 (de 3 anos a 3 anos e 11 meses). A unidade, localizada na Rua Vera Cruz de Minas, 20, na Ponte Rasa, é administrada pelo Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Meio Ambiente (IBECMA), que recebe repasse mensal da Prefeitura de R$ 122.091,54.

Menor demanda

São Paulo chegou à menor demanda por creche da história: 44.094 pedidos. É o que aponta balanço relativo a dezembro de 2017, em comparação ao mesmo mês na última década (em 2007 a administração municipal passou a contabilizar, de maneira unificada, os pedidos por vagas, trimestralmente).

O resultado foi obtido com a criação recorde de 26 mil vagas para crianças de até três anos em Centros de Educação Infantil (CEIs) em 2017, primeiro ano de gestão do prefeito João Doria. Também foram retomadas 26 obras de unidades de Educação Infantil, quatro delas já inauguradas, incluindo o CEI Cidade Líder e o CEI Manoel Rodrigues Santiago, ambas na Zona Leste.