Sexta-feira, 15 de Março de 2019 | Horário: 13:43

Prefeitura implementa projeto piloto integrando atendimentos do CATe e da Ade Sampa na Freguesia do Ó

Iniciativa tem objetivo de dinamizar o atendimento oferecido; Prefeito Bruno Covas acompanhou o atendimento na manhã desta sexta-feira (15) e conheceu a nova sala de atendimento da Defesa Civil
1164517-Visita às Novas Instalações do CATe – Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho implementou um projeto piloto de atendimento integrando os serviços ofertados pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), na sede da Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia.

As duas áreas funcionavam em ambientes separados e passaram a prestar atendimento no mesmo local. A nova configuração integra e aumenta a efetividade dos serviços de apoio aos trabalhadores e empreendedores.

“Readequações físicas sempre ajudam, mas o que importa é a melhoria no serviço prestado. Não estamos apenas ofertando oportunidades de emprego, mas também estamos ajudando as pessoas a empreender e a se capacitar. É esse bom exemplo que queremos replicar para outras praças de atendimento das Subprefeituras”, destacou o prefeito Bruno Covas.

O piloto do novo modelo de atendimento começou no dia 18 de fevereiro e já atendeu mais de 3.800 pessoas, 23% a mais que no mesmo período em 2018. Desde a implementação do novo espaço, 216 empreendedores utilizaram os serviços da Ade Sampa, cinco vezes mais que o mesmo período em anos anteriores.

“Identificamos que muitas vezes um cidadão vai ao CATe para procurar uma vaga de emprego, mas na verdade ele já é ou tem o desejo de ser um empreendedor. Com isso, o CATe, após realizar todo o atendimento, enviava a pessoa para a Ade Sampa, o que gerava uma duplicação de esforços da Prefeitura”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O CATe instalado na Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia atende uma média de 200 pessoas por dia, oferecendo os serviços de inserção no mercado de trabalho, emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego. Já a Ade Sampa realiza o atendimento aos empreendedores esclarecendo dúvidas de como se formalizar como Microempreendedor Individual e oferecendo programas para qualificação dos empreendedores.

“Com o novo modelo um atendente realiza a triagem das pessoas e identifica o perfil e a necessidade do cidadão encaminhando para um atendimento mais assertivo e que gera melhores resultados”, destaca a secretária Aline Cardoso.

Durante a visita a Subprefeitura, Covas também conheceu as novas instalações da Defesa Civil. “Nosso serviço pode ser solicitado pelo 199 ou pelo 156. Mas como estamos no meio de uma praça de atendimento nós também acabamos recebendo a população, conciliando essas demandas com as que recebemos via sistema”, destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira.

CATe
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é uma rede de unidades de atendimento aos cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho. Nas 24 unidades, localizadas em todas as regiões da cidade, o munícipe pode se candidatar a diversas vagas de emprego, emitir a primeira e/ou segunda via da carteira de trabalho e habilitar o seguro desemprego.

Ade Sampa
A Ade Sampa promove o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo, priorizando a geração e o fortalecimento de negócios inovadores. O equipamento oferece os serviços de atendimento e orientação ao Microempreendedor Individual (MEI), dicas de acesso ao mercado e editais de programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.