Segunda-feira, 17 de Junho de 2019 | Horário: 13:24

Prefeitura implementa Farol da Diversidade e organiza ações durante a Semana do Orgulho LGBTQ+

Com o objetivo de reconhecer os direitos da comunidade, município organizou diversas ações na cidade durante a semana que antecede a Parada do Orgulho LGBT, que ocorre no próximo domingo (23)

O Dia do Orgulho LGBT é uma data histórica e celebrada mundialmente em 28 de junho. Com o objetivo de reconhecer os direitos da comunidade LGBTQ+, a Prefeitura de São Paulo organizou diversas ações na cidade durante a semana que antecede a Parada do Orgulho LGBT, que ocorre no próximo domingo (23). Entre elas, o Farol da Diversidade, projeto de alteração dos ícones dos semáforos da Avenida Paulista para simbolizar a diversidade e a inclusão, temas que de destaque para a cidade nos diálogos internacionais e políticas públicas municipais.

Entre os dias 20 e 23 de junho, os semáforos da Rua Augusta, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Alameda Joaquim Eugênio de Lima e Rua Peixoto Gomide terão suas imagens modificadas para ícones de casais homoafetivos e de pessoas com deficiência.

“O Farol da Diversidade é um pequeno gesto que reflete a importância do reconhecimento de todos nós no dia a dia da cidade”, explica o secretário de Relações Internacionais, Luiz Álvaro.

Durante o período, a cidade também recebe a III Assembleia Geral da Rede Latinoamericana de Cidades Arco-Íris (RLCA), que ocorre de 20 a 23 de junho no Hotel Holiday Inn e tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados pelas cidades-membro no último ano, incluindo projetos, leis e decretos para a comunidade LGBTQ+, traçar novos projetos em conjunto, promover  intercâmbio de boas práticas, discutir questões pertinentes à institucionalização e ampliação da RLCA, bem como a introdução de novas cidades que tenham políticas afirmativas para comunidade LGBTQ+.

São Paulo foi escolhida como cidade-sede da III Assembleia em 2018 durante o encontro realizado em Buenos Aires. O evento é organizado pela cidade do México em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

“A cidade de São Paulo terá a honra de receber a III Assembleia Geral da RLCA em um mês tão importante para o orgulho LGBTQ+. Estaremos de portas abertas aos nossos vizinhos latino-americanos e, principalmente, aos que defendem a causa LGBTQ+, assim como uma cidade amiga e inclusiva que somos”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella.

Atualmente, dez cidades fazem parte da RLCA: Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Medellín, Montevidéu, São Paulo, Queretaro, Quilicura, Quito e Rosário. Neste encontro, a cidade de São Paulo indicou Porto Alegre, Guarulhos, Rio de Janeiro e Recife para integrar a rede.

No decorrer da semana, diversos monumentos da cidade ficarão iluminados com as cores da bandeira do movimento LGBTQ+, como o Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo), o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a Ponte Otávio Frias de Oliveira.

Ações públicas de apoio à comunidade LGBTQ+ em São Paulo

Pioneira em políticas para LGBTQ+, São Paulo foi a primeira cidade do País a criar uma coordenadoria direcionada para comunidade LGBT+, em 2005. No âmbito internacional, São Paulo se destaca por sua atuação dentro da pauta de diversidade e inclusão.

A cidade é membro da Rede Latinoamericana de Cidades Arco-íris (RLCA), bem como da Rainbow Cities Network (RCN), redes internacionais de cidades que possibilitam o intercâmbio de experiências, políticas e programas entre grandes metrópoles e governos sensíveis à pauta LGBTQ+.

Além disso, desde dezembro de 2018 a cidade integra o Pacto Global de Cidades Acessíveis e Inclusivas, por meio de uma iniciativa conjunta entre as secretarias municipais de Relações Internacionais e a da Pessoa com Deficiência (SMPED).  O Pacto estabelece compromissos para a adoção de políticas públicas de acessibilidade, principalmente voltadas para pessoas com deficiência, liderado pela World Enabled em parceria com a rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).