Notícia na íntegra

Terça-feira, 9 de Junho de 2020

Prefeitura firma novos protocolos de abertura controlada e segura da atividade econômica

O documento firma parceria entre o poder público e as entidades para que a reabertura ocorra de maneira consciente e responsável, evitando a propagação do novo coronavírus

O prefeito Bruno Covas assinou hoje (09/06) termo de compromisso com 27 entidades representativas de imobiliárias e do comércio de rua para promover a abertura ao público de mais dois setores classificados na fase laranja (fase 2) do Plano São Paulo do Governo do Estado. Assinaram os termos de compromisso: cinco entidades do setor imobiliário e 22 entidades do comércio. O comércio poderá abrir as portas entre 11 horas e 15 horas. As imobiliárias vão abrir 4 horas por dia, desde que o horário de funcionamento (abertura e fechamento) não ocorra durante o horário de pico.

“A principal regra é o horário de funcionamento”, disse o prefeito sempre lembrando os compromissos do setor para que a cidade continue avançando e não retroceda nos índices de contaminação da população pelo novo coronavírus. “A expectativa agora é que amanhã, a gente também consiga assinar com o setor de shoppings centers para que também possam votar a funcionar a partir de quinta-feira e, com isso, já teremos assinado com 5 setores”, explicou o prefeito. Segundo ele, a cidade continua em quarentena e embora a disseminação do vírus tenha sido controlada é importante a população evitar deslocamento desnecessário.

As entidades comprometeram-se com medidas de distanciamento social, higiene, sanitização de ambientes, orientação dos clientes e dos colaboradores, compromisso para testagem de colaboradores e medição de temperatura dos clientes, horários alternativos de funcionamento, redução do expediente, sistema de agendamento para atendimento, protocolo de fiscalização e monitoramento do próprio setor (autotutela) e, esquema de apoio para colaboradores que não tenham quem cuide de seus dependentes incapazes no período em que estiverem fechadas as creches, escolas e abrigos – especialmente as mulheres, que são mães.

Os dois novos setores autorizados a funcionar estão entre os que mais empregam colaboradores na cidade. Na sexta-feira da semana passada (05/06), a Prefeitura autorizou a reabertura de concessionárias de veículos e escritórios de prestação de serviços. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial do Município. Os protocolos sanitários só deixarão de ser adotados quando acabar o Estado de Calamidade Pública na cidade de São Paulo por conta da pandemia do coronavírus.

Todos os setores qualificados na fase 2 do Plano estadual já enviaram propostas de protocolo para reabertura à Prefeitura de São Paulo. Entre 01 e 09 de junho, a Administração recebeu 107 propostas de protocolos sanitários de reabertura de entidades setoriais. Entre os documentos recebidos 60 são de entidades da fase 2 e outras 47 sugestões são de entidades enquadradas nas demais fases.

Para promover uma retomada da atividade econômica na cidade bem sucedida, a Prefeitura está realizando uma parceria com os setores produtivos privados para que as empresas voltem a funcionar no tempo certo e de maneira segura. As entidades deverão orientar e acompanhar os estabelecimentos que integram o seu setor econômico para garantir o cumprimento do protocolo. Elas também vão apoiar a administração municipal na supervisão e fiscalização das empresas, a chamada autotutela.

Confira quais são as 26 entidades representantes das imobiliárias e do comércio de rua na assinatura do termo de compromisso com a Prefeitura.

Imobiliárias

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS – ABRAINC

- CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS - CRECISP

- SERVIÇO SOCIAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECONCI-SP

- ASSOCIAÇÃO DAS ADMINISTRADORAS DE BENS IMÓVEIS E CONDOMÍNIOS DE SÃO PAULO – AABIC

- SINDICATO DAS EMPRESAS DE COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS DE SÃO PAULO – SECOVI

Comércio

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO – ABIV

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTILISTAS – ABEST

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SETOR DE BICICLETAS - ALIANÇA BIKE

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO VAREJO TÊXTIL – ABVTEX

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS LOJISTAS SATÉLITES – ABLOS

- ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO – ACSP

- ASSOCIAÇAO COMERCIAL DOS JARDINS

- ASSOCIAÇÃO DE LOJISTA DO BRÁS – ALOBRÁS

- ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS EMPRESÁRIOS DO CIRCUITO DAS COMPRAS – APECC

- CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DA SANTA IFIGÊNIA

- CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DO BOM RETIRO

- FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

- SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO

- UNIÃO DOS LOJISTAS DA RUA 25 DE MARÇO E ADJACÊNCIAS – UNIVINCO

- SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA DE DROGAS, MEDICAMENTOS, CORRELATOS, PERFUMARIAS, COSMÉTICOS E ARTIGOS DE TOUCADOR NO ESTADO DE SÃO PAULO

- SINDICATO DO COMERCIO DE SAO PAULO

- FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO – FECOMERCIO

- INSTITUTO PARA DESENVOLVIMENTO DO VAREJO – IDV

- ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DA REGIÃO SUL – AESUL

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA CONFECÇÃO – ABRAMACO

- SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA DE COUROS E PELES DE SAO PAULO

- CONSELHO REGIONAL DE REPRESENTANTES COMERCIAIS

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn