Quarta-feira, 7 de Agosto de 2019

Prefeitura firma acordo de cooperação com a União Europeia para investimento de 3,5 milhões de euros em inovação

Parceria prevê investimento em ações de inovação em governo e transformação da gestão da cidade, ao longo de 4 anos. Dinheiro será utilizado no projeto CityLab-Laboratório de Cidade Inteligente de São Paulo

Ações tecnológicas que tem ajudado a prestação de melhores serviços no município, como o Descomplica SP, o Empreenda Fácil e o Tô Legal! foram reconhecidas na última terça-feira (6) pela União Europeia, que doará 3,5 milhões de euros para que a cidade de São Paulo desenvolva o projeto “CityLab – Laboratório de Cidade Inteligente de São Paulo”. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante a abertura do Encontro Internacional de Inovação e Governo, realizado de 7 a 9 de agosto, no Centro.

O dinheiro, equivalente ao valor de 13 milhões de reais, será recebido ao longo dos próximos quatro anos, a fundo perdido. A iniciativa envolveu as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e Relações Internacionais.

“Há algum tempo que se discute essa diferença em que o cidadão é digital, mas o poder público ainda é analógico. Nós ainda não respondemos na velocidade e na qualidade que os munícipes desejam em relação aos serviços públicos. Esse dinheiro nos ajudará a implementar outros programas de inovação aqui na cidade e assim, nos ajudar a melhorar os nossos serviços”, disse o prefeito.

Premiada pela convocatória da União Europeia, a administração municipal poderá utilizar os recursos para implementar projetos, laboratórios e fomentar a agenda de inovação, sempre com foco na melhoria dos serviços públicos e na modernização da Capital.

A parceria prevê ainda o fortalecimento do diálogo com as universidades, empresas e governos locais, além da capacitação de servidores de órgãos municipais em modalidades de contratação de novas tecnologias e inovação, assim como o intercâmbio de conhecimentos no tema de cidades inteligentes.

“O resultado da convocatória é de extrema importância pois reforça a atuação global e o papel que São Paulo tem assumido internacionalmente”, complementa Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais.