Notícias

Prefeitura faz mutirões semanais para cadastramento e atualização do CadÚnico

Cadastro permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. Mutirões são realizados nos CEUs.

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Educação (SME), está realizando mutirões semanais para cadastramento e atualização do CadÚnico nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo.

Os mutirões são uma forma de facilitar o cadastramento ou atualização de dados e esclarecimento de dúvidas. Em cada território da cidade, foram disponibilizados dois CEUs para atender a população. Para as demandas não atendidas durante o mutirão, o munícipe é orientado a ser atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) agendando o atendimento na Central 156 (ligação gratuita) ou pela internet (sp156.prefeitura.sp.gov.br) e também nas 8 unidades do Descomplica SP.

Caso a equipe técnica identifique um cidadão que, por falta de mobilidade, doença ou outras situações que impeçam o deslocamento, não possa comparecer para realização do cadastro, o processo será programado e realizado por teleatendimento.

Dentro dos CEUs são seguidos os protocolos sanitários, com a garantia de filas organizadas e EPIs básicos para o atendimento. A fila é organizada com marcações para garantir a distância segura entre os munícipes. O primeiro foi realizado entre os dias 13 e 17 de julho, em Cidade Tiradentes, Zona Leste, com 580 atendimentos. No Grajaú, até o dia 23/07 (quinta-feira), foram atendidas 698 pessoas, das quais 366 no CEU Três Lagos e 332 no CEU Navegantes. As equipes serão reorientadas para auxiliar na formação de fila no lado externo, garantindo o distanciamento.

CadÚnico


Atualmente, em São Paulo, há 1.324.562 pessoas cadastradas no CadÚnico, que permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. Para cadastro, é preciso ter em mãos os documentos de todas as pessoas da família, como RG e CPF. Comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Tem como objetivo propiciar acesso aos diversos programas sociais além de ser uma ferramenta estratégica na formulação de políticas públicas.

“Faremos um mutirão por semana, em CEUS escolhidos estrategicamente. Os mutirões são uma grande oportunidade para que as pessoas possam se cadastrar ou atualizar os dados do CadÚnico”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “Muitos não tiveram acesso aos programas sociais e benefícios oferecidos às pessoas de baixa renda na pandemia por estarem com dados desatualizados”, completa.


Locais do Mutirão CadÚnico:


• Jaraguá - CEU Pera Marmelo: 27/07 a 01/08.
• Brasilândia - CEU Paz: de 03 a 08/08 e CEU Jardim Paulistano: 10 a 15/08.
• Sapopemba - CEU Rosa da China: 17 a 22/08 e CEU Sapopemba: 24 a 29/08.
• Jardim Ângela - CEU Guarapiranga: 31/08 a 05/09 e CEU Vila do Sol: 08 a 12/09.
• Cidade Ademar (local a confirmar): 14 a 19/09.
• Itaim Paulista - CEU Parque Veredas: 21 a 26/09.
• Pedreira - CEU Alvarenga: 28/09 a 03/10.
• Iguatemi - CEU São Mateus: 05 a 10/10 e CEU Alto Alegre: 13 a 17/10.

O endereço das unidades pode ser consultado clicando aqui. 

Ações do documento

Vídeos

Reconstrução da autonomia - Conheça a história de Débora e Marlon

Ver agenda completa