Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019 | Horário: 04:00

Prefeitura faz ações no Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres

Mutirão de empregos, curso de empreendedorismo e abertura de coworking são algumas ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho voltado às mulheres

Celebrado em 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi escolhido pela Prefeitura de São Paulo para abrir a semana que contará com diversas ações de apoio à mulher. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, responsável por diversas políticas públicas de apoio à qualificação e geração de renda do público feminino e do combate à violência doméstica, estará à frente de uma série de ações para promover o empreendedorismo e a empregabilidade deste público.

“É uma oportunidade de reunirmos diversas iniciativas da Prefeitura voltadas ao enfrentamento do problema da violência contra a mulher. O Contrata SP – Tem Saída vem para ampliar as chances de reinserção no mercado de trabalho e com isso quebrar o ciclo de violência, que não se encerra se a mulher não conseguir a autonomia financeira. Com a abertura da Casa da Mulher Brasileira passamos a ter o acolhimento adequado às vitimas, que contarão, no mesmo lugar, com um evento pensando para elas, com empresas sensíveis a causa”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Na segunda-feira (25), das 9h às 18h, as mulheres cadastradas no Tem Saída, participam do Contrata SP, que reunirá cerca de 20 empresas parceiras do programa, oferecendo mais de 300 vagas, com processo seletivo no local, em áreas como serviços, comércio e saúde. O evento acontece na Casa da Mulher Brasileira e deve contar com a presença de cerca de 300 mulheres.

Durante o evento, as mulheres que ainda não fazem parte do Tem Saída receberão orientação da Defensoria Pública sobre a necessidade de formalizar uma denúncia contra o agressor. Esse é o primeiro passo para integrar o Programa, que é realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, ONU Mulheres, OAB-SP, além da Prefeitura de São Paulo.

Na ocasião, as mulheres também poderão participar de oficinas do programa Elabora, realizado pela Fundação Paulistana para orientação sobre processo seletivo e formulação de um currículo adequado. A Casa da Mulher Brasileira estará com atendimento normal durante a realização do Contrata SP – Tem Saída, possibilitando que o público busque outros atendimentos no dia.

Mais Mulheres

Também no dia 25, o Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro, equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania recebe pela primeira vez o Mais Mulheres, curso gratuito de qualificação que impulsiona negócios de empreendedoras da capital.

O programa, realizado pela Ade Sampa, é composto por três fases, que contemplam inspiração, empoderamento, qualificação, aceleração e mentorias para mulheres que têm ou desejam ter um negócio. Na primeira etapa de qualificação, “Inspiração com Empoderamento”, as participantes serão incentivadas a refletir sobre autoconhecimento, analisando o mundo empreendedor e discutindo aspectos como as dificuldades que as mulheres encontram no mercado.

Já na segunda fase, de qualificação técnica, as empreendedoras aprenderão conceitos de trabalho em equipe e formação de rede de contatos, conhecendo ferramentas e conceitos de estruturação de negócios. O encontro termina com a “Aceleração com Mentoria”, que desenvolve competências e habilidades para impulsionar ideias com o auxílio da tecnologia.

Teia Santo Amaro

A Prefeitura de São Paulo inaugura também no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres o Teia Santo Amaro, espaço colaborativo de trabalho da Ade Sampa, voltado ao público feminino com o objetivo de promover a geração de renda das mulheres da região e oferecer um espaço de trabalho para as empreendedoras.

O Teia Santo Amaro tem capacidade para 14 mulheres trabalharem simultaneamente e está instalado dentro do Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro. No local, as empreendedoras contarão com um espaço, totalmente gratuito, com acesso a computadores, internet, impressora, sala de reunião, mentorias, palestras, oficinas e estímulo à formação de rede de contatos. No local, haverá também uma equipe para atender e tirar dúvidas das empreendedoras locais.

“O Teia Santo Amaro foi pensado para apoiar as mulheres que passam por dificuldades e precisam de suporte para se estruturar. A mulher é guerreira e quando está em uma situação difícil não tem medo de ir pra rua e empreender, seja fazendo um bolo, trabalhando como cabelereira, manicure e tantas outras profissões empreendedoras. Esse espaço será a porta de entrada delas para uma nova vida, onde poderão se qualificar, receber clientes e gerar renda”, explica Aline Cardoso.

A Prefeitura já conta com um Teia em Taipas e outro em Cidade Tiradentes. Em dezembro serão inaugurados outros dois, um no Centro e outro em Parelheiros.

A primeira atividade de qualificação do Teia Santo Amaro será o Mais Mulheres, que conta com 99 mulheres inscritas.

Cursos de Qualificação

Uma parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Direitos Humanos e Cidadania e o Centro Paula Souza, promoverá em nove Centros de Referência da Mulher da Prefeitura de São Paulo cursos gratuitos de qualificação profissional como velas aromáticas, auxiliar administrativo e manicure. São 510 vagas e as atividades começam no dia 28 de novembro, com término programado para 24 de dezembro. As inscrições podem ser feitas diretamente nos equipamentos. Confira os endereços abaixo.

Contrata SP – Tem Saída

Dia: 25/11 – segunda-feira