Notícia na íntegra

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017 | Horário: 12:06

Prefeitura faz 12 ações e programas na 2ª semana da nova gestão

“Corujão da Saúde” realizou primeiros exames e credenciou 20 hospitais particulares

A atual gestão municipal realizou 12 ações e programas na cidade durante a segunda semana de trabalho. O “Corujão da Saúde” iniciou os primeiros atendimentos, tanto de realização de exames quanto de pacientes que serão reavaliados. Foram credenciados 20 hospitais particulares para atender a população, entre eles os hospitais do Coração (HCor), Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz

Desde 2 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde está entrando em contato telefônico com os 296,5 mil pacientes que estão entre um e seis meses na fila de espera por um exame. Eles representam cerca de 60% do total da fila. O programa tem como meta zerar a fila de 485,3 mil exames em um prazo de 90 dias.

O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Outro destaque da semana foi o início de uma ação emergencial para eliminar os focos de pernilongos na região do Rio Pinheiros. A força-tarefa reuniu cerca de 80 agentes de saúde e 11 das Prefeituras Regionais. A região foi escolhida porque a Covisa identificou uma quantidade de larvas acima do normal.

O programa SP Cidade Linda, para revitalizar áreas degradadas da cidade, começou os trabalhos na Avenida 23 de Maio neste sábado (14) com 1.008 funcionários e a utilização de 155 equipamentos. Já o programa Calçada Nova-Mutirão Mario Covas iniciou a recuperação dos passeios públicos na região do M’ Boi Mirim, na Zona Sul.

Confira o resumo das ações nesta semana:

1) Novas parcerias com Governo do Estado
Após reunião entre secretários estaduais e municipais, a Prefeitura de São Paulo e o Governo Estadual anunciaram uma série de parcerias nas áreas de Educação, Saúde, Transporte, Segurança, Habitação e Assistência Social.

Na Educação, haverá uma integração entre as redes, criando um calendário único de aulas municipais e estaduais, que irão começar e terminar juntas. Também haverá integração nos ciclos e no material pedagógico das redes de ensino. O Estado ainda irá ceder à gestão municipal salas de aulas que estejam ociosas.

Leia Mais: Prefeitura e Governo do Estado anunciam novas parcerias 

2) Projeto Redenção
A segunda reunião do projeto definiu que serão necessárias ações nos campos policial, social, medicinal, urbanística e de zeladoria urbana para combater as oito Cracolândias existentes na cidade. As iniciativas irão envolver grupos de trabalho que serão coordenados por quatro frentes: Governo Municipal, Governo Estadual, Governo Federal e sociedade civil organizada.

As frentes de trabalho têm 60 dias para traçar seus planos de ações. Durante esse período, outros encontros serão realizados. O próximo acontecerá em 7 de fevereiro. 

Leia Mais: Projeto Redenção prevê ações para combater Cracolândias

3) Novas ambulâncias para o SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital (SAMU-SP) recebeu 14 novas ambulâncias que foram doadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Destas, quatro serão destinadas ao programa Marginal Segura, que será lançado pela Prefeitura no próximo dia 25 de janeiro; as demais serão destinadas ao atendimento tradicional do SAMU. 

Leia Mais: Prefeitura recebe 14 novas ambulâncias para o SAMU

4) Conselho de Gestão de Turismo
O novo Conselho de Gestão do Turismo de São Paulo realizou a sua primeira reunião na última terça-feira (10) na sede da Prefeitura de São Paulo. O grupo foi criado com o intuito de discutir e fortalecer o turismo na capital.

Participaram da reunião David Barioni (presidente da SPTuris), Julio Serson (secretário municipal de Relações Internacionais), Abram Szajman (Fecomercio-SP), Caio Luiz de Carvalho (FGV), Paulo Kakinoff (GOL), Chieko Aoki (Blue Tree), Marcos Arbaitman (Maringá Turismo), Claudia Sender (Latam) e Guilhermo Alcorta (Panrotas). 

Leia Mais: Conselho de Gestão do Turismo discute primeiras iniciativas para fortalecer o setor

5)  Corujão da Saúde
A Prefeitura iniciou os primeiros atendimentos no Programa, tanto de realização de exames, quanto de pacientes que serão reavaliados. Na última sexta-feira (13), a gestão municipal ainda anunciou que 20 hospitais e clínicas do setor privado já haviam se tornado parceiros do Programa. Juntos, eles irão oferecer pelo menos 61,6 mil exames, mas o número ainda deve aumentar. 

Leia Mais: Corujão da Saúde’ já tem 20 hospitais parceiros

6) Visita Surpresa a M’Boi Mirim
O prefeito João Doria fez uma visita surpresa à região de M’Boi Mirim, zona sul da cidade, para fiscalizar equipamentos municipais que funcionam na região. A visita começou na sede da Prefeitura Regional de M’ Boi Mirim, passou pela Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância e por dois equipamentos de saúde que funcionam no Jardim Santa Josefina. 

Leia Mais: Prefeito fiscaliza equipamentos municipais em M’ Boi Mirim

7) Força-tarefa contra pernilongos
A Prefeitura realizou uma ação emergencial para eliminar focos de pernilongos nas margens do Rio Pinheiros na quinta-feira (12).  A região foi escolhida porque a Covisa identificou uma quantidade de larvas acima do normal. A ação contou com 80 agentes de saúde e 11 das Prefeituras Regionais.

A iniciativa se soma às medidas adotadas regularmente pela administração municipal para o controle de mosquitos e também tem como objetivo eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Esta é a primeira ação de uma grande campanha municipal contra as arboviroses. As Prefeituras Regionais também irão articular medidas conjuntas, como a limpeza de córregos e operações cata-bagulho. 

Leia Mais: Força-tarefa trabalha para eliminar focos de pernilongos na área do Rio Pinheiros

8) Visita Surpresa a Perus
O prefeito visitou as instalações da Prefeitura Regional de Perus, ao lado do prefeito regional Eduardo Rosmaninho, e três equipamentos de saúde: uma UBS, uma AMA e a unidade móvel da Rede Hora Certa, na Praça do Samba.

Esse tipo de ação, como aconteceu em Sapopemba e M’Boi Mirim, será frequente na gestão, como forma de apoiar o funcionalismo público, cobrar mais eficiência e bom atendimento para a população.

Leia Mais: Perus recebe terceira visita surpresa do prefeito

9) SP Cidade Linda
Foi iniciada neste sábado (14), na Avenida 23 de Maio, a terceira ação do Programa de zeladoria voltado para revitalizar áreas degradadas da cidade. A ação conta com o trabalho de 1.008 funcionários e a utilização de 155 equipamentos.

Entre os trabalhos que devem ser realizados na avenida estão serviços de conservação de pavimento; limpeza de galerias; reforma de sarjetas; conserto de passeios, muretas e guias; reforma de acessibilidade; conservação de jardins e canteiros; poda de árvores; troca de lixeiras; limpeza de monumentos; lavagem das calçadas; varrição; retirada de entulhos; manutenção da iluminação pública e das paradas de ônibus; remoção das pichações; reparo de guarda-corpo; da sinalização de trânsito, além da retirada das faixas e cartazes. 

Leia Mais: Programa SP Cidade Linda começa na Avenida 23 de Maio

10) Operação Cidade Segura
Foi realizada no último sexta-feira (13) a segunda operação do Cidade Segura, programa em que órgãos municipais vão apoiar a Polícia Militar em blitze na capital.

A operação contou com três pontos móveis de fiscalização, com um efetivo de 133 homens e 29 viaturas. No total, 452 pessoas foram abordadas, 321 condutores fiscalizados, 1.364 teste etílicos realizados, sendo que 78 motoristas se recusaram a fazer a verificação.

Também foram fiscalizados 325 veículos, sendo que 34 tiveram que ser removidos. Quanto aos motoristas, 22 foram autuados por embriaguez. A operação apreendeu 101 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 7 Certificados de Licenciamento Anual (CLAs). A cada semana, ações semelhantes serão realizadas em diferentes pontos da cidade e em dias e horários alternados.

Além dos guinchos da CET, a Prefeitura integra as equipes de apoio, com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a estrutura da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT).

Leia Mais: Em nova ação, operação “Cidade Segura” faz 1,3 mil testes de bafômetro

11) Programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas
A segunda ação do programa começou no último domingo (15) na região do M’ Boi Mirim, na Zona Sul. O mutirão começou pela Rua Inácio Dias da Silva, onde fica o Largo Piraporinha. Também estão previstas ações nas ruas Manuel Dias de Souza, Antonio Arienzo, Bento Leite da Silva, Domingos Afonso Sertão, Estevão Fernandes, Anhanduí Mirim, Amitaba, Teodósio de Saavedra, José Souto Maior, na Praça Essio Pavani e nas avenidas Luiz Gushiken e Bento de Souza.

Ao longo da semana, serão realizados nestes locais trabalhos de limpeza das bocas de lobo, de pontos viciados de lixo seco e das embocaduras dos córregos; pintura das guias e postes; corte do mato; poda de árvores; tapa-buracos; conservação do pavimento; instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas e a conservação de áreas verdes. A ação também contemplou a Casa de Cultura M’ Boi Mirim, que já teve sua calçada revitalizada.

Leia Mais: M’ Boi Mirim recebe 2ª etapa do programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas

12) Limpeza Ponte Estaiada
Iniciada ainda na primeira semana da gestão, a limpeza da Ponte Estaiada, que estava pichada desde junho de 2016, avançaram durante esta semana. Devido à dificuldade de acesso ao local, a Prefeitura teve que contratar nove alpinistas para limpar o mastro da ponte, que estava pichado. Serão realizados ainda o fechamento do acesso ao mastro, a instalação de um sensor na porta da escadaria que leva ao ponto mais alto da ponte e de câmeras de segurança.

Leia Mais: Avançam os serviços de zeladoria na Ponte Estaiada


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn