Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022 | Horário: 14:49

Prefeitura facilita acesso a serviços voltados a emprego e empreendedorismo em estações do Metrô

Em dezembro, o Cate passará por quatro estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô

Dando continuidade à parceria entre a Companhia Metropolitana de São Paulo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, durante o mês de dezembro as unidades móveis do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento estarão atendendo o público, em dias específicos, em estações de todas as regiões da cidade. Entre os serviços oferecidos estão a inscrição em processos seletivos de vagas de emprego ou em cursos e programas promovidos pela secretaria, além de orientação especializada sobre empreendedorismo.

A primeira ação do Cate Móvel em conjunto com a Ade Sampa no Metrô ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, na estação Guilhermina Esperança (zona leste). Nos dias 14 e 15, o Cate e a Ade Sampa estarão na estação Ana Rosa (zona sul); nos dias 21 e 22, na Vila Madalena (zona oeste); e nos dias 28 e 29, na Tucuruvi (zona norte).

“O Cate e a Ade Sampa são dois dos nossos mecanismos mais centrais para promover a empregabilidade e a geração de renda em São Paulo, melhorando as condições socioeconômicas da população. Com as unidades móveis nos metrôs e trens, facilitamos o acesso às nossas oportunidades para as pessoas que mais precisam. Neste mês de dezembro, conseguimos cobrir todas as regiões da cidade. Esperamos alcançar um volume maior ainda de cidadãos”, conta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Todas as ações acontecem das 9h às 15h, porém o horário e os dias estão sujeitos a mudança por conta dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol 2022, seguindo o decreto municipal de interrupção de serviços duas horas antes das partidas da seleção brasileira.

Sobre o Cate

Por meio do Cate, são realizados encaminhamentos para processos seletivos, instrução do trabalhador, orientação sobre o mundo do trabalho, dicas de como se portar em entrevistas e a redigir um bom currículo. Para os empreendedores, ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também são disponibilizados diversos programas, oportunidades e inclusive a possibilidade de formalização como MEI – Microempreendedor Individual. É oferecida, além disso, uma variada gama de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas de atuação – incluindo artesanato, estética, gastronomia, gestão e tecnologia. Todos os serviços são gratuitos pelo Portal Cate e outros programas da Prefeitura.

Nas ações de dezembro, os interessados poderão se cadastrar para vagas de emprego abertas, ter orientação para entrada ou recolocação no mercado de trabalho, realizar inscrições gratuitas em programas do governo municipal e cursos profissionalizantes, entre outros. Para se cadastrar ou candidatar, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho digital ou física.

Saiba mais sobre o Cate em: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Sobre a Ade Sampa

Nos postos de atendimento, os profissionais da Ade Sampa estarão orientando sobre documentação necessária, estruturação do plano de negócios, acesso a microcrédito e oferecendo acompanhamento personalizado. Para os interessados em se tornar MEI – Microempreendedor Individual, será possível realizar a formalização. Para aqueles que já são MEIs, existem as opções de efetuar ou se informar sobre a alteração ou cancelamento do cadastro, o parcelamento de débitos e declaração anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

Também é possível realizar a inscrição em cursos, programas e eventos gratuitos sobre empreendedorismo – incluindo gestão de negócios, fluxo de caixa, uso de redes sociais e muitos outros mecanismos para a expansão de negócios. Além disso, o público pode conseguir encaminhamento para os Teias, espaços colaborativos de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária.

Ainda há a oportunidade de inscrever-se no Programa Mãos e Mentes Paulistanas, que fornece apoio a artesãos e manualistas que vendem produtos de confecção própria, receber orientação sobre configuração de senha web e notas fiscais consultar CCM, CCMEI e CNPJ.

Para realizar os cadastros e inscrições, é necessário levar RG e CPF.
Saiba mais sobre a Ade Sampa no site.

Serviço:

Cate Móvel e Ade Sampa na Zona Leste