Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 | Horário: 14:30

Prefeitura entrega UBS Jardim Guanabara reformada para população da Zona Norte

Unidade é uma das 18 obras previstas na Zona Norte, no programa Avança Saúde, com recursos do BID e da Prefeitura

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acaba de entregar à população a reforma da UBS Jardim Guanabara, localizada na Vila Cavaton, Zona Norte. A unidade está localizada em uma região com aproximadamente 143 mil habitantes, onde a maioria depende dos serviços do  Sistema Único de Saúde (SUS). Outras 12 obras estão andamento na região Norte e mais seis começam em janeiro de 2021.

Com fluxo de atendimento estimado em 18.500 consultas mensais, a UBS recebeu melhorias que vão desde o muro externo, pintura nova e adaptada para cada ambiente até a mudança no layout, para melhorar o fluxo diário de atendimento. A sala de odontologia foi ampliada e todos os ambientes foram reformados e adequados às normas sanitárias vigentes.

A UBS não teve as suas atividades interrompidas durante a obra, que teve início no dia 25 de maio de 2020. Para a reforma foi destinado cerca de R$ 1,8 milhão.

Confira os detalhes da reforma

Recepção - instalação de piso porcelanato, pintura das paredes e teto, adequação da altura do balcão de atendimento conforme NBR 9050 (norma brasileira que rege as questões de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), comunicação visual, instalação do rack, prontuário eletrônico, troca de luminárias.

Coleta e curativo - colocação de piso vinílico, troca de torneira e luminárias conforme RDC 50/2002 (resolução técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, destinada ao planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde em todo o território nacional, na área pública e privada), ar-condicionado, tanque lava pés e prontuário eletrônico.

Farmácia - instalação de piso porcelanato, pintura das paredes e teto, balcões interno e de atendimento em granito polido, ar-condicionado, troca de luminárias conforme RDC 50/2002, comunicação visual conforme NBR 9050 e sistema de prontuário eletrônico.

Acessibilidade - colocação de piso tátil, rampa independente para pedestres e banheiros adaptados e exclusivos para pessoa com deficiência.

Estrutura - também foram realizadas a troca do telhado da unidade, a regularização do sistema de oxigênio e ar comprimido, reforma de piso do estacionamento e jardim na fachada.

Avança Saúde

O Avança Saúde SP é um programa de Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo que tem como objetivo ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade de serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O investimento total no programa Avança Saúde SP é de US$200 milhões (cerca de R$800 milhões) dos quais US$100 milhões financiados junto ao BID e o restante como contrapartida da Prefeitura de São Paulo.

A capital tem atualmente 150 obras em andamento e nesse período cerca de 60 mil profissionais da Saúde estão em aperfeiçoamento para atender a população nas unidades de saúde.

UBS Jardim Guanabara
Avenida Ministro Petrônio Portela, 663 - Vila Cavaton, São Paulo