Sexta-feira, 11 de Maio de 2018 | Horário: 10:47

Prefeitura entrega reforma da Praça Princesa Isabel

Espaço conta com quadra poliesportiva, academia ao lar livre e playground, entre outras opções de lazer para a população
1104145-0180511_Entrega_da_Praca_Princesa_Isabel_LG_2.jpg

A Prefeitura de São Paulo entregou, nesta sexta-feira (11) a reforma da Praça Princesa Isabel, localizada em Campos Elíseos, região central da cidade. As obras foram realizadas pela Porto Seguro, que investiu R$ 2 milhões no projeto, sem ônus para o município. A empresa aderiu ao programa “Adote uma Praça” e se responsabilizará pela sua manutenção  por 12 meses.

Além de ser reformado e ter seu planejamento paisagístico renovado, o local, de 16.600 m², passou a contar com uma quadra poliesportiva com alambrado, equipamentos de ginástica, mesas de jogos de tabuleiro e de piquenique. A praça recebeu ainda um playground, Espaço Pet e locais para feiras de artesanato e food trucks. Foram instalados sanitários públicos (feminino, masculino e acessível) e construídos bancos de concreto, pista de corrida e um lugar para apresentações artísticas. Há novas lixeiras e bebedouros.

“A Praça fica numa região estratégica, passagem para locais como a Sala São Paulo, Pinacoteca e a Estação da Luz. A reforma é importante pois resgata este local, que é ícone para nossa cidade e para os moradores do entorno”, afirma o Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak.

A Porto Seguro doou e vai instalar 16 câmeras de monitoramento, ligadas diretamente ao Programa City Câmeras. Construiu ainda uma base fixa para a Polícia Militar, próxima ao Terminal Princesa Isabel, sendo que a outra base móvel da PM, próxima à Avenida Duque de Caxias, será mantida.

“Parcerias entre a Prefeitura e a iniciativa privada são a soma de esforços para realizarmos objetivos em comum, em benefício da população. Esta união permitiu revitalizarmos a Praça Princesa Isabel, uma referência e um marcoem São Paulo”, afirma o secretário das Prefeituras Regionais, Marcos Penido.

Para o presidente da  Porto Seguro, Roberto Santos, todos têm a responsabilidade de zelar pelo local onde vivem ou trabalham: “Campos Elíseos faz parte da nossa história há mais de 40 anos e a reforma da Praça Princesa Isabel é um antigo desejo da comunidade e nosso, pois nos preocupamos em colaborar com o desenvolvimento do bairro, assim como levar qualidade de vida para todos”, declara.

A praça, situada na Avenida Duque de Caxias, próximo à estação Júlio Prestes, fazia parte da propriedade de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. Ficou conhecida, até meados de 1865, como Campo Redondo, pois ali se realizavam corridas de cavalo. Posteriormente, essas competições foram transferidas para um hipódromo na região da Mooca, na Zona Leste.

Tempos depois, o local recebeu a denominação de Largo dos Guaianases e teve as terras vendidas, em 1879, pelo alemão Frederico Glette. Entre 1882 e 1890, Glette abriu diversas ruas no entorno do local, entre elas a dos Protestantes, do Triunfo, dos Andradas e dos Gusmões, que deram origem ao bairro Campos Elíseos, o primeiro planejado da cidade de São Paulo. A atual denominação da praça foi feita em 1921, pelo vereador Henrique Queiroz, após o falecimento da Princesa Isabel.

Adote uma Praça

O “Adote uma Praça” foi lançado em fevereiro de 2017. Seu objetivo é aumentar a conservação de áreas verdes, bem como desburocratizar o processo de adoção. Agora, basta o interessado apresentar, na Prefeitura Regional responsável pela área, nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou da empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias. Em fevereiro deste ano, houve uma mudança no programa que flexibilizou o processo. A adoção pode agora ser compartilhada entre duas ou mais empresas que dividem as tarefas e o custeio de manutenção da área.

SampaPé

Após a inauguração da praça, o prefeito Bruno Covas caminhou até a Prefeitura, no Viaduto do Chá, com a equipe da ONG SampaPé, para gravação do web programa Sentindo nos Pés. No programa, autoridades são convidadas a andar, olhando de forma crítica as condições da cidade para quem caminha, como forma de despertar a consciência e inspirar novas formas para solucionar os problemas.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são aproximadamente 10 milhões de clientes, 14 mil funcionários, 17 mil prestadores e 37 mil corretores parceiros. A companhia possui ainda 128 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência - que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, telefonia celular, plano de saúde para Pets, entre outros.