Quarta-feira, 2 de Julho de 2014 | Horário: 15:56

Prefeitura entrega primeiro viaduto do sistema viário do córrego Ponte Baixa, na zona sul

A Prefeitura entregou nesta quarta-feira (2) o primeiro viaduto do sistema viário do córrego Ponte Baixa, em M'Boi Mirim, na zona sul. Antes da liberação da via, o prefeito Fernando Haddad e o secretário Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras) realizaram uma visita técnica ao local. Além de intervenções viárias, o projeto também prevê obras de canalização do córrego.

O novo viaduto, de 340 metros de extensão, ligará o bairro à Avenida Guido Caloi, que dá acesso à Marginal Pinheiros. Ao seu lado, à margem esquerda do córrego, também foi liberada uma via com três faixas de rolamento e uma ciclovia em direção à Avenida Guarapiranga.

"Com as duas alças prontas, uma das quais está sendo liberada hoje, começaremos a desafogar o semáforo da Avenida Guarapiranga com a Avenida Guido Caloi, que é um grande gargalo aqui da região", afirmou o prefeito.

Haddad citou ainda as pontes sobre o rio Embu-Mirim, uma delas já entregue à população, e as obras da Estrada da Baronesa e do Viário Sul, que prevê inclusive a construção de um corredor de ônibus na região, como intervenções que trarão melhorias à população local. O prefeito afirmou ainda que o governo do estado, em parceria com a Prefeitura, deve licitar em breve a estação Jardim Ângela do Metrô.

"Na hora que tudo isso estiver pronto, a situação estará resolvida aqui. Essas intervenções mudarão completamente o cenário da região sul nos próximos anos", disse.

O conjunto de obras ligado ao córrego Ponte Baixa terá o custo total atualiazado de R$ 500 milhões, dos quais R$ 174 milhões são da Prefeitura e R$ 326 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Entre as intervenções previstas, estão a canalização de três quilômetros do córrego, do canal do Guarapiranga até a Estrada do M'Boi Mirim. A largura do córrego está sendo ampliada de quatro metros para 16,5 metros, de modo a suportar a vazão de água na época de chuvas. Até agora, foram reformados os trechos entre o canal Guarapiranga e a Rua Guilherme Valente, com uma extensão de mais de um quilômetro de canal.

Até dezembro de 2014, um novo viaduto deverá ser entregue à população. O tráfego sobre o elevado será no sentido bairro e ligará a Avenida Guido Caloi à rua Frederico Grotte.

Imagens para download
Crédito: Fábio Arantes / Secom