Quarta-feira, 4 de Abril de 2018 | Horário: 17:52

Prefeitura entrega primeira etapa do muro de vidro da raia olímpica da USP

Parcerias com a iniciativa privada viabilizaram o projeto que prevê mais de 2 mil metros de muro ao longo da Marginal Pinheiros
1103504-Muro de Vidro da Raia Olímpica da USP

O prefeito João Doria entregou nesta quarta-feira (4) a conclusão da primeira etapa do novo muro da raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Está prevista a instalação de painéis de vidro em aproximadamente 2 quilômetros de extensão, na Marginal Pinheiros. A ação foi viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, após entendimento entre a Prefeitura e a Universidade. A USP foi responsável pelo chamamento público dos parceiros.

“Foram oito meses de trabalho para chegar a este resultado desde o planejamento ao início da execução. É uma obra inusitada. É a maior extensão em linha reta de vidro da América Latina”, destaca o prefeito João Doria.

O projeto total, além de modernizar a área, permite a visualização da raia olímpica e diminui o ruído para os frequentadores da área. Cada painel tem 1,80 metros de largura e 3,15 metros de altura. Os vidros são temperados com 12 milímetros de espessura e película de proteção. As placas de vidro também estão recebendo adesivos com imagens para evitar a colisão das aves que voam na região. No total, serão usados 12.680 m² de vidro jumbo (221.000 kg).

O vidro temperado se fragmenta em pequenos pedaços, em caso de quebra, que ficam aderidos na película, garantindo a segurança dos motoristas e frequentadores, e não atrapalham o trânsito na Marginal, uma vez que não se espalharão na pista. O material é mais resistente do que um vidro comum. A reflexão também se mantém dentro das normas de similaridade dos para-brisas dos carros. Todo o trecho contará com câmeras de monitoramento. Também serão feitos o paisagismo e a iluminação por LED da área. O objetivo é valorizar a beleza da natureza do local.

A primeira fase da obra foi iniciada em outubro de 2017 e a demolição de parte do muro de concreto ocorreu no último dia 31 de março. Os restos do muro, cerca de 2.900 m³ de entulho, estão sendo transformados em brita e pó de pedra para que eles possam ser reutilizados na manutenção das calçadas da Universidade. A segunda fase já está em andamento. Foram executados 200 m² de vigas de concreto e a retirada do restante do muro antigo está prevista para o final de abril.

O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Jóia Bergamo. Orçado em R$ 20 milhões, está sendo custeado por mais de 40 empresas, não onerando financeiramente a Universidade.

A raia olímpica, paralela à Marginal Pinheiros, é um conjunto esportivo destinado à prática do remo e da canoagem. Conta com vestiários, sala de musculação, pista rústica, barcos e garagem. Foi inaugurada em 1973, tem 2.200 metros de extensão por 100 metros de largura.

Veja a relação das empresas envolvidas com o projeto:

1 - Prevent Senior

2 – Ci&Lab - Projetos e Consultoria em vidros, esquadrias e fachadas