Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018 | Horário: 13:13

Prefeitura entrega Óculos-Scanner para biblioteca Afonso Schmidt, na Zona Norte

Aparelho transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio e promove acessibilidade a deficientes visuais
1317431-Entrega de Óculos-Scanner na Biblioteca Afonso Schmidt

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, entregaram, nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, um par de Óculos-Scanner para a Biblioteca Afonso Schmidt, na Freguesia do Ó, Zona Norte. O aparelho transforma instantaneamente o conteúdo de textos de qualquer superfície em áudio.

Segundo o prefeito Bruno Covas já há uma articulação para que os equipamentos de educação também possam receber os óculos. “Vamos tentar levar essa boa experiência que temos tido nas bibliotecas para as escolas municipais”, disse.

Os óculos Orcam MyEye, distribuídos pela Mais Autonomia Tecnologia, podem ser usados em livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes e nomes de lojas, além de mensagens de celular e folhetos. Até o fim deste ano, todas as 54 bibliotecas públicas terão ao menos uma unidade dos óculos disponível.

“Estamos equipando todas as bibliotecas públicas municipais com estes óculos para que os leitores com deficiência visual tenham as mesmas condições de acesso ao livro que um leitor qualquer, com total autonomia”, explica o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

Na Biblioteca Afonso Schmidt o acervo disponível para consulta é de 32 mil exemplares entre lançamentos de ficção, biografias e obras de referência para vestibulares das principais universidades. Ao todo, as bibliotecas do município possuem mais de cinco milhões de livros em seu acervo.